Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas de Como Estudar para o Enem

Equilíbrio: Estudo e lazer ajudam no bom resultado da prova.
0 5 Votos 0 - Votar

Separamos algumas boas dicas de como estudar para o Enem 2015. É possível começar com determinação e realizar alguns ajustes na rotina para garantir a produtividade na hora de aprender. Disciplina também é fundamental para você alcançar seus objetivos na prova e entrar para a universidade. Mas isso tudo deve ser feito de maneira equilibrada e o estudante deve se conhecer para um bom autogerenciamento.

1187 dicas de como estudar para o enem 1 Dicas de Como Estudar para o Enem Dicas de Como Estudar para o Enem (Foto: Divulgação)

Dicas de como estudar para o enem

Reserve de uma a quatro horas por dia para estudar, mais que isso pode causar cansaço mental e atrapalhar no rendimento. Entre as dicas de como estudar para o Enem, esta talvez seja a mais importante, pois é preciso fazer outras tarefas no dia e distrair a mente. Especialistas afirmam que relaxar depois dos estudos ajuda na memorização e no aprendizado. Concentração é algo essencial e não dá para estudar assistindo televisão, ouvindo rádio ou até mesmo mexendo no celular. Faça isso apenas nos intervalos de 15 minutos durante o período de estudo.

 

Leia mais informações sobre: Como Fazer Grupos de Estudo Para o Enem 2014

A internet facilita para quem deseja estudar, mas sempre procure conteúdo de sites confiáveis, instituições de ensino e o próprio site do enem.

Estudar gabaritos e provas

 

Estudar gabaritos e provas

Inicie um plano de estudo e neste primeiro passo você deve consultar o conteúdo das edições anteriores do Enem no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que é quem desenvolve e aplica o exame. Conhecer as provas e as referências que elas apresentam são extremamente importantes para descobrir suas aptidões e falhas.

1187 dicas de como estudar para o enem 2 Dicas de Como Estudar para o Enem Refazer provas anteriores ajuda a identificar acertos e falhas (Foto: Divulgação)

Ao sentir dificuldade com alguma matéria, dedique um tempo maior para estuda-la. O ideal é imprimir a prova e, como se estivesse no dia do exame, responder as questões dentro do prazo de 4 horas e 30 minutos.

 

Leia informações sobre: Como Estudar Para a Prova do Enem 2014

Como fazer a redação do Enem

Há cada ano a redação apresenta um tema diferente e não há exatamente como saber qual será o assunto do Enem 2015, mas uma dica pode ajudar neste quesito. A melhor maneira de saber argumentar e entender um assunto é acompanha-lo. Para isso os especialistas indicam a leitura e o acompanhamento do noticiário com um olhar crítico, ir além da informação, fazendo sempre uma análise de tudo o que está envolvido naquela informação.

1187 dicas de como estudar para o enem 3 Dicas de Como Estudar para o Enem Acompanhe o noticiário e tente ir além dos fatos (Foto: Divulgação)

Acompanhar debates sobre esses assuntos pode ajudar ainda mais o estudante na hora de expor sua opinião. E faça como na prova, escreva uma redação sobre um acontecimento no tempo previsto e faça uma análise depois sobre o material.
Erros comuns na redação.

 

1187 dicas de como estudar para o enem 4 Dicas de Como Estudar para o Enem Redação do Enem vale 20% da nota final (Foto: Divulgação)

Erros comuns na redação

Errar na hora de escrever a redação do enem é comum, mas alguns deles podem ser evitados. Um bom exemplo é o ‘mim’, que muitas vezes é usado para conjugar o verbo: “Para mim falar com ele”. Conjugue o verbo, que é aquilo que tem ação (correr, falar, comer, estudar, etc), sempre com o eu. Neste caso o mim está errado e pode ser usado no final de frases como: Eu comprei esse vestido para mim.

Onde ou Aonde? A palavra ‘aonde’ remete-se ao movimento e pode ser usado neste caso: ‘Para aonde você vai? ’. Já a palavra ‘onde’ refere-se a lugar e, portanto, pode-se usar neste exemplo: ‘Onde ele almoçou? ’. Fique atento e evite erros simples, só assim conseguirá uma boa nota no exame.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL