Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dicas de Como Conseguir um Estágio – A Importância do Estágio

Porta de entrada na área, estudante precisa se preparar bem para aproveitar oportunidade e quem sabe conquistar outros trabalhso.

Para quem está fazendo cursos e faculdade o estágio pode ser uma boa oportunidade para o mercado de trabalho. Começar no primeiro emprego dá área é bastante desafiador, principalmente para quem não tem experiência e por isso mesmo separamos algumas dicas de como conseguir um estágio – a importância do estágio para quem já está procurando e ainda sente um certo receio ao participar de processos seletivos.

Dicas de Como Conseguir um Estágio - A Importância do Estágio (Foto: Veja/Abril)

Dicas de Como Conseguir um Estágio – A Importância do Estágio (Foto: Veja/Abril)

Dicas de Como Conseguir um Estágio – A Importância do Estágio

Fazer estágio é muito importante, pois dá experiência prática ao estudante, além de deixá-lo mais atualizado em relação ao mercado de trabalho e essa é uma das dicas de como conseguir um estágio – a importância do estágio. Abaixo separamos várias informações para você conquistar sua vaga no mercado de trabalho e dar os primeiros passos na sua carreira.

Leia mais informações sobre: Como conseguir um estágio na sua faculdade

Palavra de especialista

Conheça a empresa que quer trabalhar, leia sobre ela (Foto: Veja/Abril)

Conheça a empresa que quer trabalhar, leia sobre ela (Foto: Veja/Abril)

O consultor de empresas Max Gehringer dá dicas para aqueles que estão interessados em estagiar e diz ainda o que é preciso fazer para manter o emprego depois. Conforme Gehringer, muitos optam por apenas estudar até os 25 anos de idade, ou mais, achando que acumular diplomas será um diferencial no momento de conseguir um emprego. Só que as empresas não pensam dessa maneira. No momento de contratação, as empresas dão preferência à combinação de escolaridade e experiência prática.

Vagas e regulamentação

Alguns cursos como engenharia, administração e informática têm maiores oportunidades de estágios. É importante saber que estágio não é emprego, por isso, ao contrário dos trabalhadores regidos pela CLT, o estagiário não tem direito a aviso prévio, férias, décimo terceiro, fundo de garantia, vale transporte e vale refeição.

Outro ponto também que é importante destacar é que um estagiário custa menos da metade do valor gasto com um empregado formal. Devido a isso, algumas empresas usam o estágio como uma forma disfarçada de emprego, não com objetivo de transmitir o conhecimento, que é o básico do estágio. Nessas empresas, um estagiário nunca vai ser efetivado. Ele vai ser sempre substituído por outro estagiário. Por isso o estagiário deve ficar atento.

Encare o desafio

O estagiário deve está ciente também que no início do estágio, as tarefas que recebe quase nunca estão à altura do seu conhecimento ou da sua ambição. Mesmo que isso aconteça, a reclamação não é a melhor solução.

Se empenhe para aprender mais e mais (Foto: Veja/Abril)

Se empenhe para aprender mais e mais (Foto: Veja/Abril)

Segundo a supervisora de recursos humanos Daniela Nishimoto o estagiário tem que ter um bom relacionamento e interagir com as pessoas. Visto que ele está entrando em uma equipe que já está funcionando, que já tem um ritmo próprio, é fundamental que ele entre nesse ritmo. Para Gehringer, o que pode prejudicar o estagiário é o fato de ele saber que é bom. Ele quer aproveitar o período de estágio para propor uma mudança estratégica na empresa. O que pode levar o estagiário a se desgastar com pessoas.

Leia mais informações sobre: Dicas para transformar o estágio em emprego

Seja parceiro e confiável

No período em que estiver estagiando é fundamental conseguir conquistar a confiança dos superiores. Essa relação de confiança se inicia no momento em que a pessoa diz para o chefe: estou aqui para aprender. As pessoas precisam gostar de você, explica Gehringer. Segundo Gehringer os efetivados não precisam ser necessariamente os alunos mais brilhantes, mas, serão aqueles que conseguirem se adaptar melhor na cultura da empresa.

De um modo geral, use sempre o bom senso e cuidado com intrigas ou muita amizade no ambiente de trabalho. Saber o que falar e como falar é fundamental. Nesta fase da faculdade, o ideal é o estudante realmente aprender, pois assim estará aberto aos desafios e não entrará em conflito com a equipe que já trabalha no local.

Repassando as dicas

Lembre-se que você está lá para aprender (Foto: Veja/Abril)

Lembre-se que você está lá para aprender (Foto: Veja/Abril)

1 – Esteja disposto a aprender

2 – Cuidado para não explorar com amizades no trabalho

3 –  Fique atento ao profissional que vai te guiar, ele te ajudará muito

4- Se dedique para conhecer o local de trabalho

5- Respeite o sistema da empresa e entenda que você vai aprender ali

6- Tenha ideias, mas compartilhe com seu superior

7- Se empenhe para aprender a teoria e prática

8- Não falta e nem se atrase por qualquer motivo

9- Tenha atitude, mas tome cuidado para não ultrapassar limites

10- Mantenha seu currículo sempre atualizado

Quer mais dicas? Confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL