Dicas de como Combater a Calvície Feminina

PUBLICIDADE

Os cabelos são o ponto fraco de qualquer um quando se trata de aparência, especialmente das mulheres. A preocupação com as madeixas é compreensível, afinal como elas são a moldura do rosto, qualquer mudança poderá fazer grande diferença no visual, seja no corte ou na cor, tanto que a primeira coisa que pensamos em fazer quando estamos decididas a dar um up no look é justamente nele.

Em função da importância que ele tem na aparência, muitas mulheres morrem de medo de cortá-lo, mas até aí é normal, afinal trata-se de uma escolha própria. O problema é quando entra em jogo um problema que sequer julgávamos ser nosso: a calvície.

Isso mesmo. Embora seja mais comum ver homens sofrendo com a perda dos cabelos, as mulheres também podem sofrer com a calvície e como resultado a tendência delas é sofrer mais. Com a costumeira preocupação com a aparência, perder um daqueles que são os maiores símbolos de feminilidade pode provocar baixa autoestima e prejudicar muito a vida social.

PUBLICIDADE

De acordo com o padrão mais comum de surgimento da calvície feminina é o afinamento e diminuição do tamanho dos fios de cabelo, especialmente no centro da cabeça. Segundo o site, é difícil que uma mulher fique totalmente careca, mas na menopausa o problema pode se agravar.

Em geral, a evolução é lenta. Muitas mulheres demoram a se dar conta da situação, que pode começar a partir dos 20 anos, mas notando apenas quando já conseguem enxergar o couro cabeludo ao se olhar no espelho. Embora aconteça lentamente, disfunções hormonais podem fazer com que isso seja mais perceptível. Além disso, o modo como tratamos as madeixas no dia-a-dia podem não ser as mais indicadas: atos que parecem tão naturais como uso de secador e chapinha e tratamentos químicos podem fazer com que a calvície seja mais acentuada, ou seja: uma mãozinha para o inimigo.

Tratamento:

É preciso procurar a orientação médica para avaliar se a queda de cabelo pode estar acontecendo por outros fatores. Caso se trate mesmo de calvície feminina, é preciso começar o tratamento o quanto antes, sabendo de antemão que este poderá se estender por um longo tempo. Podem ser feitos com loções ou remédios, e a forma de tratamento dependerá de qual for o caso.

PUBLICIDADE

Caso o tratamento não funcione, existe outra alternativa, como é o caso do transplante de cabelo. Este é indicado para quem tem entre 23 e 85 anos, sendo que o cabelo transplantado é o da própria pessoa, retirando-os da região da nuca, preparadas e transplantadas para onde a calvície se manifesta. O resultado final aparece cerca de um ano após o procedimento. O preço mínimo do tratamento é de R$ 5.000. Seja como for, qualquer uma das opções exige paciência.

Seja qual for a causa, é importante cuidar da saúde dos fios. Cuidados como evitar lavar o cabelo com água quente ou maneirar no uso da chapinha ou do secador e ter uma alimentação saudável podem amenizar um pouco o problema. Independente disso, não deixe de procurar ajuda especializada. Quanto mais cedo melhor.

PUBLICIDADE

OBS: O valor citado acima está sujeito a alteração. O preço foi consultado em 12/07/2011.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.