Menu

Beleza

Atualizado em 20 de maio de 2011, às 19:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de alimentos funcionais

A saúde é sempre uma preocupação constante para todas as pessoas. Todos querem estar bem, saudáveis e se poderem ter como aliados alguns alimentos, tudo fica mais fácil. Os alimentos funcionais auxiliam o metabolismo e previnem diversos problemas relacionados à saúde. Muitos desses alimentos funcionais já são recomendados por médicos, porém outros ainda não foram estudados o suficiente. Fato é que os alimentos funcionais trazem benefícios quando consumidos de forma regular e sem exageros. Conheça alguns desses alimentos:

Iogurte Natural: O iogurte natural entra na classe dos alimentos probióticos que combatem fungos e hidratam a pele de dentro para fora. Além disso, o consumo regular equilibra a flora intestinal e ajuda da digestão dos alimentos. O iogurte natural também é um grande aliado contra o câncer e diversas doenças que agridem o organismo.

funcionais 300x238 Dicas de alimentos funcionais

Grão de bico: O Grão de bico é uma grande fonte de fibra e pesquisas comprovaram que é um grande aliado na redução do colesterol ruim para o organismo. O Grão de bico contém uma substância que ativa a produção da serotonina, ou seja, a substância responsável por sensações agradáveis ou a felicidade. É indicado para uso no período da TPM e pode ser comida de forma regular em forma de caldos, pastas, saladas e demais preparos.

Alho: O alho aumenta a imunidade agindo contra gripes e resfriados. Indica-se o consumo de um dente de alho grande amassado cru por cada pessoa. Além disso, baixa o colesterol ruim e o açúcar no sangue; e combate o câncer, pois tem ação antioxidante direta no sangue.

Milho: O milho contém Vitamina B1 e E e recentemente foi descoberto que o consumo de  milho fortalece a visão. A vitamina B1 é importante pois fortalece o sistema nervoso e ajuda na digestão, já a vitamina E contem propriedades antioxidantes agindo contra o colesterol ruim e protegendo o colesterol bom (HDL).

funcional2 300x200 Dicas de alimentos funcionais

Maça: A maçã é uma fonte incontestável de fibra e, além disso, é uma grande aliada contra câncer de estômago, pulmão e fígado. O consumo da maçã deve ser diário para apresentar efeitos positivos no organismo. A maçã ainda possui um nutriente chamado quercitina que reduz o risco de doenças cerebrovasculares.

Mamão: é um alimento que contem betacaroteno importante para combater radicais livres e o colesterol. O mamão ainda é um grande aliado digestivo, pois possui muitas fibras que agem como facilitadoras da digestão.

Tomate: O tomate é um frito rico em licopeno que previne o câncer e atua impedindo contra a formação do mau colesterol. O tomate ainda é rico em vitamina C, ou seja, consumindo tomate você irá ajudar seu organismo a responder melhor as infecções e demais doenças. Além disso, o tomate contem ferro e sais minerais, necessários para o bom funcionamento do organismo.

funcional3 300x225 Dicas de alimentos funcionais

Vinho: Depois de diversas pesquisas os cientistas descobriram que o vinho é um grande aliado no combate ao colesterol e ajuda a prevenir os mais diferentes tipos de câncer. O ideal é que se consuma uma taça por refeição para aproveitar os benefícios. Um substituto do vinho, pode ser a uva rosada.

Castanha- do- Pará – A castanha do Pará além de combater o envelhecimento é rica em vitamina E e selênio. A Castanha do Pará ainda ajuda na circulação do sangue, combatendo as famosas varizes que tantas pessoas costumam adquirir com o passar do tempo.

Soja – O consumo da soja pode melhorar os sintomas da menopausa além de reduzir os níveis de coleterol ruim no organismo e incentivar a produção de colesterol bom. Ainda possui alto teor de proteína que é um dos elementos mais importantes para o funcionamento do corpo.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.