Dicas caseiras para acabar com piolhos

PUBLICIDADE

Só de falar em piolho, a coceira na cabeça já começa. Todo mundo algum dia já passou por esse problema quando era criança, ou conhece alguém que já pegou. Ao contrário do que muita gente pensa, acabar com o piolho não é tão difícil quanto parece e pode ser feito em casa. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas caseiras para acabar com piolhos.

Os piolhos acometem principalmente as crianças. (Foto: divulgação)

Piolhos

O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue. Os animais também são acometidos, mas esses são de diferentes tipos, não nos atacam. Algumas pessoas convivem com o problema e não apresentam sintomas e por isso, não tratam. E é no couro cabeludo desses indivíduos que eles proliferam todos os anos.

Segundo especialista em dermatologia, não existe relação entre o piolho e a falta de higiene nos cabelos. Ao contrário, o animal prefere os fios limpos. Esse é um grande equívoco que as pessoas cometem, gerando preconceito.

PUBLICIDADE

O piolho pica o couro cabeludo em até quatro locais ao dia, e a coceira resulta de um processo alérgico. A nuca e a parte atrás das orelhas são as que mais coçam, por se tratarem de regiões mais quentes. Saiba o que fazer se seu filho está com piolho.

Os piolhos picam o couro cabeludo para se alimentar de sangue. (Foto: divulgação)

Dicas caseiras para acabar com piolhos

1. Vinagre: faça uma mistura contendo metade água e metade vinagre e borrife sobre os cabelos. Cubra com touca e deixe agir por alguns minutos. A acidez do vinagre ajuda a matar as lêndeas e piolhos. Porém, esse procedimento não é indicado para quem está com o couro cabeludo irritado;

2. Sal grosso: misture condicionador com um pouco de sal grosso. Aplique sobre os cabelos deixando agir por 15 minutos, em seguida passe o pente fino. Para finalizar lave os fios com água abundante;

3. Secar os cabelos: após as lavagens é essencial secar bem os cabelos. Esse método é infalível e impede a re-infestação, já que as lêndeas não gostam do calor nem dos cabelos secos;

PUBLICIDADE

4. Lavar lençóis e toalhas: esses materiais devem ser lavados com água quente. Pode-se ferver a roupa de cama e banho para mantar possíveis lêndeas;

5. Pente fino: passe o pente fino nos cabelos diariamente enquanto durar a infestação e depois faça uma catação cuidadosa para tirar lêndeas e piolhos que ficaram escondidos.

PUBLICIDADE
O uso de pente fino ajuda a acabar com o piolho. (Foto: divulgação)

Os piolhos acometem principalmente crianças em fase escolar e devem ser tratados para que não comprometam a saúde do pequeno. Para combater piolhos e lêndeas  é preciso tomar alguns cuidados em casa. Caso o problema não seja solucionado, o médico deverá ser consultado.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.