Menu

Educação

Atualizado em 27 de agosto de 2012, às 9:54 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dica de educação financeira para universitários

Para ter um bom futuro, poupe dinheiro,não exagere nas comprar a prazo e renegocie as dívidas em aberto para a sua quitação.

Os bancos Itaú-Unibanco e Santander lançaram iniciativas de educação financeira destinadas ao público universitário. O foco nessa parcela da população tem como motivação o potencial que esse grupo representa para a economia brasileira. “Avaliamos a importância do planejamento financeiro durante a carreira universitária, pois estes estudantes serão nossos clientes profissionais em curto prazo e por isso queremos atraí-los de uma forma responsável”, disse à Agência Efe Afrânio Pereira, superintendente do Santander Universidades no Brasil.

Confira também: Educação financeira – dicas para sair do vermelho

507028 Dica de educação financeira para universitários 01 Dica de educação financeira para universitáriosNão tenha mais de um cartão de crédito (Foto: Divulgação)

De acordo com Pereira, o programa de educação financeira orienta através de instrutores os universitários a utilizarem de modo responsável ‘operações básicas’, como manejo do talão de cheques, cartões de crédito e pequenos empréstimos. Os bancos acreditam que se houver um bom uso desses serviços, os universitários podem se desenvolver profissionalmente, tornando-se futuros empresários. Além disso, quem sabe controlar os gastos e tem bom movimento financeiro pode ter acesso a outros benefícios oferecidos pelo banco. “O universitário representa um potencial maior, mas não é um cliente muito diferente dos demais perfis, por isso necessita de mais informação”, destacou Pereira.

Educação financeira para universitários: Santander 

O programa do Santander que oferece orientação financeira para universitários funciona em uma rede de 350 agências dedicadas a esse público e faz parte do ‘Santander Universidades’. O banco é o primeiro grupo espanhol do segmento e no Brasil tem 425 convênios com instituições de ensino superior, que representam 80% dos seis milhões de universitários da nação. 

Saiba mais sobre: Curso de Educação Financeira

507028 Dica de educação financeira para universitários 04 Dica de educação financeira para universitáriosPoupe dinheiro (Foto: Divulgação)

Itaú oferece educação financeira para universitários em todo o Brasil

O Itaú-Unibanco também lançou um guia sobre educação financeira para universitários. O item possui sete seções para a organização das finanças pessoais, denominado ‘Granabook’. O guia oferece consultoria em educação financeira aos universitários, mediante a interação entre os usuários da internet e os profissionais encarregados pela capacitação.

As duas instituições oferecem mais informações em seus sites, sendo eles: www.itau.com.br e www.santander.com.br.

Dicas para universitários se organizarem financeiramente

Para quem está disposto a começar a organizar as contas agora mesmo, separamos algumas dicas:

1- Some as dívidas para saber o que deve;

2- Negocie as dívidas em aberta para a quitação;

3- Não exagere nas compras com cartões de crédito;

4- Não tenha mais de um cartão de crédito;

5- O limite do cartão de crédito não pode ser maior que 30% do valor do seu salário;

6- Nunca use todo o limite do cartão de crédito;

7- Opte por comprar à vista;

8- Compre o necessário e use o bom senso para decidir o que é prioridade de compra;

9- Não comprometa mais que 30% do seu salário com dívidas;

10- Poupe dinheiro para alguma eventual emergência.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.