Menu

Saúde

Atualizado em 8 de abril de 2013, às 11:48 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dia Mundial do Combate ao Câncer: 08 de abril

O Dia Mundial do Combate ao Câncer serve para ajudar os pacientes que lutam contra a doença, incentivar o diagnóstico precoce e expor meios de prevenção.

No dia 8 de abril comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Nesta data, os órgãos de saúde procuram difundir informações sobre a doença e estimular hábitos saudáveis para prevenir o desenvolvimento de tumores malignos.

Saiba mais: Alimentos que atuam contra o câncer

 

606485 606485 08 de abril dia mundial do combate ao câncer 300x300 Dia Mundial do Combate ao Câncer: 08 de abrilO dia 8 de abril incentiva a luta contra o câncer. (Foto:Divulgação)

De acordo com pesquisas, o câncer é a segunda doença que mais mata pessoas no mundo. Estudos realizados por um órgão ligado a OMS (Órgão Mundial de Saúde) ainda apontam que o número de casos aumentará em 75% até 2030.

No Brasil, alguns tipos de câncer são considerados mais fatais, como o de pulmão, estômago, colorretal, próstata, mama, fígado, pâncreas, cavidade oral, leucemia e colo de útero.

A maior incidência de câncer no mundo reflete o estilo de vida das pessoas. Fumar, beber, consumir alimentos gordurosos e não praticar exercícios físicos aumentam as chances de aparecimento de tumores.

Origem do Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial de Saúde para conscientizar as pessoas de todos os cantos do planeta. A iniciativa desde o início teve o propósito de reunir as organizações em prol da prevenção e também ajudar os pacientes que estão lutando contra o câncer.

Câncer: causas, sintomas e tratamento

606485 08 de abril dia mundial do combate ao câncer 2 Dia Mundial do Combate ao Câncer: 08 de abrilO câncer se desenvolve devido ao aumento de células anormais no corpo. (Foto:Divulgação)

O câncer se desenvolve devido ao aumento de células anormais no corpo. Existem vários tipos desta doença, que pode comprometer um determinado órgão ou tecido. Em estágio avançado, o câncer se transforma em uma metástase, afetando diferentes partes do organismo.

Os sintomas do câncer variam de acordo com a localização do tumor. Se um indivíduo está sofrendo com dores no peito, falta de ar e tosse, ele pode ser diagnosticado com câncer de pulmão. Por outro lado, se enfrentar sintomas como diarreias, constipação ou fezes com sangue, ele pode estar sofrendo de câncer de cólon. Em geral, todos os tipos de câncer podem gerar mal-estar e fadiga.

O tratamento do câncer varia de acordo com o estágio da doença. Ele pode ser feito através de radioterapia e quimioterapia para destruir o tumor. Alguns cânceres podem ser curados, já outros são rápidos e fatais.

606485 08 de abril dia mundial do combate ao câncer 1 Dia Mundial do Combate ao Câncer: 08 de abrilA quimioterapia é uma das formas de tratamento. (Foto:Divulgação)

Curiosidades sobre o câncer

• O índice de mortalidade do câncer de pulmão chega a 86%;

•No Japão, existem muitos casos de câncer de estômago, mas nos Estados Unidos este tipo de câncer é raro;

• Em 2012, foram estimados 52.680 casos novos de câncer da mama no Brasil;

• Em 2012, foram estimados 60.180 casos novos de câncer da próstata no Brasil;

• Há relatos de câncer desde a Antiguidade;

• De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), mais de 100 tipos da doença já foram registrados no mundo.

Veja também: Melhores centros brasileiros de tratamento de câncer

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.