Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Dia dos pais pelo mundo: como se comemora

Em todo o mundo, o dia dos pais é comemorado em datas e formas diferentes.

Dicas de presentes dia dos Pais Renner

[28/07/2016]

Kit O Boticário para Dia dos Pais 2016

[29/07/2016]

Leia a matéria “Dia dos pais pelo mundo: como comemora” e aprenda um pouco mais sobre a comemoração em outros países. A figura do pai é fundamental em qualquer lugar do planeta, no entanto, as maneiras encontradas para fazer homenagens se distinguem de uma cultura para a outra. A data comemorativa também não costuma ser a mesma.

Dia dos pais pelo mundo: como se comemora. (Foto: Divulgação)

O pai, aquela pessoa que nos deu a vida e nos criou com carinho e dedicação, merece um dia especial para ele. Mas não somos somente nós, brasileiros, que homenageamos nossos pais. Em todo o planeta, há festas e comemorações para os pais, algumas maiores e outras, nem tanto, porém, o importante é que eles são lembrados.

Veja também: Dicas para Surpreender no Dia dos Pais

Dia dos pais pelo mundo: como se comemora

Ser pai é amar incondicionalmente, oferecer proteção para os momentos difíceis e ajudar a superar todas as dificuldades. O dia dos pais representa uma ótima ocasião para agradecer e homenagear o homem que sempre esteve ao seu lado, desde a infância até a vida adulto. Vale destacar, ainda, que essa data tão especial não é uma exclusividade dos brasileiros, afinal, ela ganha destaque no mundo todo.

Separamos algumas informações sobre o dia dos pais pelo mundo: como se comemora. Confira:

Os pais alemães passeiam de bicicleta com os seus filhos. (Foto: Divulgação)

Alemanha

Como não existe uma data específica para os pais, os alemães homenageiam os seus papais na data da ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, no domingo e Páscoa, 40 dias após o Carnaval. Nessa data, os pais saem com os seus filhos pelas ruas para andarem de bicicleta e fazerem piqueniques.

Na Austrália, a data é celebrada com presentes. (Foto: Divulgação)

Austrália

Como no Brasil, o dia dos pais é uma data bem comercial, com direito a presentes e festas. Porém, o dia escolhido para essa comemoração é o segundo domingo de setembro.

No Canadá, a data tem cunho comercial. (Foto: Divulgação)

Canadá

Os canadenses não costumam comemorar o dia dos pais com muita pompa, sendo apenas um evento comercial. Sendo assim, não há reuniões familiares nem muitos presentes. Porém, para aqueles que o comemoram, fazem-no no dia 17 de junho.

No Peru, não há grandes comemorações e nem trocas de presentes. (Foto: Divulgação)

Peru

Diferentemente dos brasileiros, os peruanos não dão muita importância para o dia dos pais, que acontece no terceiro domingo de junho. Então, não há comemorações nem presentes.

Os portugueses prestam homenagem ao pai de Jesus. (Foto: Divulgação)

Portugal

Os portugueses elegeram o dia 19 de março, dia de São José como o dia dos pais. Essa data foi muito bem escolhida, já que os lusitanos dão bastante importância para esse santo, pai de Jesus Cristo.

No Reino Unido, a data é celebrada com cartões. (Foto: Divulgação)

Reino Unido

Comemorado no terceiro domingo de junho, o dia dos pais no Reino Unido não tem reuniões familiares nem presentes. Entretanto, para demonstrarem o seu carinho, os ingleses, escoceses e irlandeses dão lindos cartões aos seus pais.

Esses são alguns exemplos de como o dia dos pais é comemorado ao redor do mundo. Com isso, podemos notar como cada cultura se comporta diante de uma data que é tão importante para nós, brasileiros, que a comemoramos com muita alegria, entusiasmo e prazer.

Dia dos Pais nos Estados Unidos  (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho, assim como em diversos outros países. A data surgiu quando uma filha quis homenagear o seu pai, que criou os filhos sozinhos depois que a esposa tinha morrido. O feriado só foi definitivamente oficializado em 1972 pelo presidente da época. Desde então, todos os anos o feriado dos Dia dos Pais é comemorado nesse dia e diversos outros países também adotaram essa data. Os países católicos comemoram em datas diferentes, como Portugal, Espanha, Itália, Bolívia, Honduras e Croácia.

Dia dos Pais na Inglaterra (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais na Inglaterra (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais na Inglaterra

Assim como nos Estados Unidos, os ingleses comemoram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho de uma maneira bem parecida com o Brasil. Almoços em famílias sempre acontecem, seja em casa ou em restaurantes. Nesse dia, os restaurantes organizam cardápios especiais e promoções. A grande diferença da Inglaterra é que os habitantes adoram dar cartões em datas comemorativas, então tem lojas exclusivas que fabricam e vendem. Por falar em lojas, na semana que antecipa o Dia dos Pais sempre há muitas promoções e presentes diferentes.

Dia dos Pais no Japão (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais no Japão (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais no Japão

Aqui temos outro país que comemora o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho, mas os japoneses possuem costumes diferentes. Nesse dia tão especial, é tradição no país dar flores aos pais mais velhos e aos sogros. As flores vermelhas são dadas de presente a eles, enquanto as flores brancas são oferecidas aos pais que já faleceram. É uma tradição muito bonita e que demonstra respeito. Mas se você acha que o Japão é totalmente diferente, está enganado: as lojas sempre ficam cheias de presentes e com preços mais amigáveis.

Dia dos Pais na China (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais na China (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais na China

Os chineses comemoram o Dia dos Pais no oitavo dia do oitavo mês do ano, ou seja, no dia 8 de agosto. Eles escolheram esse dia porque no Mandarin, a pronúncia do 8 e de “agosto” é parecida com a palavra “pai”. Mesmo assim, o Dia dos Pais não é um feriado nacional no país, apenas um dia para homenagear com presentes, cartões, etc.

Dia dos Pais na Argentina  (Foto: Divulgação)

Dia dos Pais na Argentina (Foto: Divulgação)

Dia dos pais na Argentina

Os argentinos comemoram o Dia dos Pais fazendo reuniões e almoços em família. A data também é comemorada no terceiro domingo de junho, e os filhos agradam seus pais com diferentes tipos de presentes. A Argentina, assim como diversos outros países, segue a mesma tradição que os EUA e por isso, comemoram no mesmo dia.

Gostou das curiosidades sobre o dia dos pais pelo mundo e saber como se comemora? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL