Menu

Especial: Dia dos Namorados

Atualizado em 14 de maio de 2012, às 12:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Dia dos Namorados – curiosidades

O Dia dos Namorados está chegando. Nem todas as pessoas conhecem seu real significado. Veja algumas curiosidades sobre essa data.

100 dicas de presentes para o dia dos namorados

[14/05/2012]

Compartilhar senhas de internet com o namorado é uma boa ideia?

[14/05/2012]
445296 Os brasileiros comemoram o Dia dos Namorados no dia 12 de Junho. Dia dos Namorados   curiosidadesOs brasileiros comemoram o Dia dos Namorados no dia 12 de Junho.

No dia 12 de Junho comemoramos o Dia dos Namorados. Porém, são poucas as pessoas que sabem o motivo da escolha dessa data. Para conhecer essa e outras curiosidades, separamos algumas informações sobre a data mais romântica do ano.

14 de Fevereiro – Dia de São Valentin

Nós, brasileiros, comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de Junho. No entanto, em outros países, a data comemorativa acontece no dia 14 de Fevereiro. Isso se deve ao dia de São Valentin, no qual as pessoas aproveitam para trocar cartões com mensagens românticas e presentes.

A história de São Valentin descreve um obscuro dia de jejum da Igreja Católica. A associação do romantismo a esse evento chega ao final da Idade Média, quando o conceito “amor” foi formulado.

Compreendendo a história do Dia dos Namorados

Atualmente, o dia é muito associado com a troca de mensagens de amor e de presentes simbólicos. Alguns deles são: a silhueta de um coração ou a figura de um cupido. Esses símbolos foram criados em meados do século XIX, no qual teve início com a produção de manuscritos com mensagens românticas.

445296 O Dia dos Namorados é a data mais lucrativa do ano. Dia dos Namorados   curiosidadesO Dia dos Namorados é a data mais lucrativa do ano.

A data mais lucrativa do ano

Segundo dados, cerca de um bilhão de cartões com mensagens românticas são trocadas em todo o mundo a cada ano. Essa razão é o que torna o Dia dos Namorados a data mais lucrativa do ano. Além dos cartões, estima-se que em torno de 85% das mulheres compram presentes para presentear seus amados, aumentando ainda mais o lucro das empresas.

Leia também sobre presentes personalizados para o dia dos namorados.

O Dia dos Namorados brasileiro

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13 de junho. Essa escolha tem um motivo. Dia 13 de junho é dia de Santo Antônio que tem tradição de ser um “santo casamenteiro”, provavelmente devido a suas pregações em relação à união familiar.

A data foi criada pelo comércio paulista e depois foi incorporada ao comércio brasileiro. As empresas tentaram reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentin, equivalente aos países do Norte.

Leita também sobre o que fazer no dia dos namorados

Tradição Oriental

No Japão, o Sei Barentain Dee – Dia de São Valentin- é reservado tradicionalmente para as mulheres declararem o amor aos amados. Lá, o presente mais tradicional é o coração em forma de chocolate que é produzido pela própria moça. Além disso, durante essa data, é comum oferecer presentes a todos os homens do trabalho, assim como aos veteranos locais.

O Dia dos Namorados é uma data muito especial. Porém, nem todas as pessoas conhecem o real significado da sua existência. A data mais romântica do ano possui curiosidades e diversidades, como foi demonstrado. Apesar disso, todos possuem o mesmo intuito, o de enfocar o amor.

Leia também sobre mensagens e frases para enviar no dia dos namorados.

445296 No Japão as mulheres presenteiam os amados com bombons. Dia dos Namorados   curiosidadesNo Japão as mulheres presenteiam os amados com bombons.