Search

Dia dos avós – origem da data, significados

O dia 26 de julho foi escolhido para comemorar o Dia dos Avós em homenagens a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo.
Google plus

A comemoração no dia 26 de julho é uma homenagem aos padroeiros dos avós. (Foto:Divulgação)

O dia 26 de julho foi escolhido para ser o Dia dos Avós. Nesta data, é comum comprar presentes, fazer visitas ou simplesmente telefonar em sinal de admiração e carinho. Os avós são pessoas muito sábias, respeitadas por toda família e que estiveram presentes em momentos importantes das vidas dos seus netos, por isso merecem ser parabenizados.

Embora o perfil dos avós tenha se modernizado com o passar do tempo, eles continuam ocupando papel essencial na criação e na formação dos netos. Os vovôs e as vovós são grandes companhias do dia a dia, afinal, eles transmitem suas experiências de vida através dos conselhos e cativam com muitos dengos e mimos.

Os avós desempenham papel essencial na criação dos netos. (Foto:Divulgação)

A vovó sofreu grandes influências do mundo contemporâneo, por isso, ela não é mais aquela idosa de antigamente, que assistia programas de culinária e fazia tricô o dia todo. O mesmo se emprega ao vovô, que não se dedica mais a tarefas ultrapassadas. Os avôs modernos estão acessando a internet, fazendo viagens em grupo, indo aos bailes da terceira idade e até mesmo frequentando aulas de hidroginástica.

Apesar de apresentar interesses diferentes, os avôs do século XXI continuam recebendo homenagens dos seus netos todos os anos no dia 26 de julho. Esta data comemorativa tem origem antiga e foi inspirada nos avós de Jesus Cristo, pais da virgem Maria.

Veja também: Mãe em dobro – como ser uma boa avó

A origem e o significado do Dia dos Avós

O dia 26 de julho foi escolhido como Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim. Ao longo do tempo, a data já passou por várias mudanças, sendo que inicialmente era comemorada no dia 20 de março, devido a uma associação com São José. Depois de um tempo, a data foi transferida para 16 de agosto, em virtude da celebração da Assunção de Nossa Senhora. Por fim, o Papa Paulo VI determinou que a data para celebrar os pais de Maria seria 26 de julho.

Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus. (Foto:Divulgação)

Conta à história que, no século I a.C, Ana e Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre pediam em orações uma criança para tornar a família completa. Embora o casal já tivesse idade avançada, Ana engravidou e foi avisada por um anjo que daria a luz a uma menina abençoada chamada Maria. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos, mas sua filha cresceu louvando a Deus e se preparando para se tornar a mãe de Jesus Cristo.

Devido à história narrada durante séculos, Santa Ana e São Joaquim se tornaram padroeiros dos avós. No dia 26 de julho, é comum muitas pessoas orarem e pedirem para que os pais de Maria intercedam pelos vovôs e pelas vovós, principalmente aqueles que estão doentes ou abandonados.

Saiba mais: 26 de julho – dia dos avós


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top