Dia do índio na educação infantil

PUBLICIDADE
O Dia do Índio deve ser celebrado com muita alegria na educação infantil. (Foto: Divulgação)

O dia 19 de abril ficou reservado no calendário como sendo o Dia do Índio porque nesse dia em 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde foram discutidos os direitos dos índios em todo o continente americano. Os índios foram os primeiros habitantes desse continente e a sua cultura é muito rica e bonita. Por isso, as crianças devem aprender desde cedo a respeitarem essa minoria brasileira. Para tanto, você pode fazer várias atividades com os pequenos, contanto que lhes explique que os índios já não se comportam e se vestem mais como no século XV, quando o Brasil foi descoberto. Sendo assim, saiba como fazer o Dia do Índio na educação infantil.

De acordo com a Lei 11.645/08, a cultura indígena deve ser incluída no currículo escolar. Desse modo, você deve trabalhar com esse tema durante o ano todo, distribuindo-o entre as diversas disciplinas, seja em Artes, Português, História ou Matemática. Nesses momentos, aproveite para desmitificar a imagem do índio que é sempre vista em desenhos e filmes, mostrando-lhes fotos e vídeos de como essa população vive atualmente, frequentando universidades, usando a tecnologia e usando roupas. Assim, as crianças se livram dos preconceitos e aprendem a respeitar os índios.

Mas na semana do índio, não há problemas se você usar objetos que lembrem os índios como cocares, pinturas, tangas, ocas, colares, pulseiras entre outros. O importante é as crianças estarem conscientizadas de que os índios não têm uma cultura atrasada, mas que eles têm os seus costumes e cultura.

PUBLICIDADE

E para que as crianças aprendam a respeitá-los, que tal fazer esse lindo Cocar da Esperança? Para tanto, faça um índio usando cartolina, papel dobradura de várias cores e tinta guache. Distribua os desenhos das penas xerocadas em papel sulfite e peça para as crianças cortá-los. Em seguida, cada criança deve colorir a sua pena como desejar, usando lápis de cor ou giz de cera. No final, cole as penas em volta da cabeça do índio, dando-lhe um lindo e colorido cocar. Com esse trabalho, as crianças aprenderão que, com a cooperação de todos é possível fazer algo ainda mais bonito.

Com o Cocar da Esperança as crianças aprendem a cooperar umas com as outras. (Foto: Divulgação)

O segundo trabalho é individual. Cada criança precisará de um retângulo de papel cartão verde, um retângulo de papel cartão azul, tinta guache de várias cores, lantejoula, cartolina azul e canetinha hidrocor preta. Peça para que elas colem o papel cartão azul no verde, deixando uma margem na qual podem fazer o desenho que desejarem. Pinte a palma da mão de cada criança de uma cor, assim como cada dedo. Então, peça para que elas apertem a mão contra o cartão. Em seguida, elas devem colar o cocar feito de cartolina azul e as lantejoulas para enfeitá-lo. Por fim, elas desenham o rostinho e aí está uma linda recordação do Dia do Índio.

O indiozinho feito com a palma da mão fica colorido e divertido. (Foto: Divulgação)

O Dia do Índio não pode passar em branco na educação infantil, pois é desde cedo que as pessoas devem aprender a respeitar os índios, que habitavam esse país muito antes de nós.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • parabens!!!!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.