Menu

Curiosidades

Atualizado em 20 de julho de 2012, às 13:49 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dia do amigo, origem da data

O dia do amigo é uma excelente oportunidade para prestigiar a pessoa que sempre esteve ao seu lado, independente do tempo e da distância.
489937 Dia do amigo origem da data Dia do amigo, origem da dataEm 20 de julho, celebre suas maiores conquistas: seus amigos. (Foto:Divulgação)

No dia 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo. Esta data tão especial faz com que a maioria das pessoas expresse afeto e parabenize os fiéis companheiros de balada, de escola, de internet, de igreja e de bairro. As grandes amizades fazem toda a diferença, tanto nos momentos de alegria como nos de tristeza, pois um verdadeiro amigo é aquele que está sempre disposto a se doar, a compartilhar momentos e amenizar as dificuldades.

Um amigo de verdade é sempre a melhor companhia, pois garante um ombro para chorar, desperta o sorriso em um rosto triste, serve de confidente e faz com que momentos bobos se tornem especiais. Não precisaria existir exatamente um dia para homenagear ou expressar carinho por um amigo, afinal, este contentamento de tê-lo por perto é uma atitude digna de todos os dias.

Saiba mais: Dicas de presentes para amigas

Origem do Dia do Amigo

489937 Dia do amigo origem da data 2 Dia do amigo, origem da dataO verdadeiro amigo acolhe em momentos bons e ruins. (Foto:Divulgação)

O dia 20 de julho foi escolhido para celebrar o Dia do Amigo no Brasil, na Argentina e no Uruguai. A ideia para a criação desta data foi do professor portenho Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à Lua.

Quando os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin se tornaram os primeiros homens a caminhar por solo lunar, em 20 de julho d 1969, isto simbolizou uma grande conquista para a humanidade.

Além de ter favorecido os EUA na corrida espacial, o episódio fez com que Enrique Ernesto Febbraro enviasse quatro mil cartas para diversos países com o objetivo de instituir o Dia do Amigo. Ele acreditava que, com a conquista da Lua, o mundo não teria mais fronteiras, principalmente nos relacionamentos. A data seria uma forma de propor a formação de laços, independente da raça ou ideologia. Para o argentino, se o homem conseguiu o impossível, não haveria mais barreiras para ele se unir aos seus semelhantes.

Em comemoração a data, Ernesto Febbraro promoveu uma festa na Argentina e dedicou-a aos seus amigos. O sucesso do evento foi tanto, que ganhou fama em várias partes do mundo. Não demorou muito tempo para que o Brasil transformasse o dia 20 de julho numa ocasião perfeita para parabenizar as grandes amizades.

O dia do amigo no mundo

489937 Dia do amigo origem da data 1 Dia do amigo, origem da dataA ONU institui outra data para o Dia Internacional da Amizade. (Foto:Divulgação)

Embora Ernesto Febbraro tenha proposto o Dia do Amigo no fim da década de 60, a ONU (Organização das Nações Unidas) só foi reconhecê-lo em abril de 2011, optando ainda por uma data diferente. O Dia Internacional da Amizade, comemorado em 30 de julho, foi criado em uma assembleia geral com o seguinte argumento: “a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”.

Faça uma homenagem para o seu amigo, veja: Amizade – frases, mensagens bonitas