Menu

Curiosidades

Atualizado em 17 de março de 2015, às 10:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dia de Tiradentes: conheça a origem da data

No dia 21 de abril comemora-se o Dia de Tiradentes e serve de homenagem para um herói nacional. Descubra como a data surgiu!

Saiba mais detalhes sobre o Dia de Tiradentes: conheça a origem da data. O dia 21 de abril merece ser prestigiado, afinal, marca a punição de um homem que lutou pela independência brasileira. Apesar da Inconfidência Mineira não ter conseguido livrar o Brasil do domínio de Portugal, ela revelou para o povo uma face cruel e autoritária da Coroa Portuguesa.

 Dia de Tiradentes: conheça a origem da dataDia de Tiradentes conheça a origem da data. (Foto: Divulgação)

Há muitos séculos atrás, muitos brasileiros não toleravam mais o domínio de Portugal. Os colonizadores cobravam altos impostos e exploravam as riquezas das terras do Brasil, sem se preocupar com o crescimento do país. Buscando a independência, muitos movimentos revolucionários ganharam forças, como é o caso da Inconfidência Mineira, que teve Tiradentes como um dos seus principais nomes.

Leia mais: Dia de Tiradentes – 21 de Abril Feriado

Dia de Tiradentes: conheça a origem da data

Tiradentes teve uma vida de grandes feitos e lutou por uma causa nobre: a independência do país. Muito comunicativo e envolvido com o povo, ele convocava as pessoas para participar do movimento contra a colonização. Houve, no entanto, uma traição, que foi responsável pela prisão e morte de Tiradentes.

Confira a seguir tudo sobre Dia de Tiradentes: conheça a origem da data.

A vida e morte de Tiradentes

430587 Dia de Tiradentes conheça a origem da data 5 Dia de Tiradentes: conheça a origem da dataTiradentes lutou pela independência do Brasil, mas acabou sendo condenado à morte. (Foto: Divulgação)

O dia 21 de abril é considerado oficialmente o Dia de Tiradentes em homenagem ao seu mártir que morreu na mesma data, só que no ano de 1792. Joaquim José da Silva Xavier foi um dos membros da Inconfidência, revolta que tinha como objetivo fazer do Brasil um país livre e não apenas uma colônia explorada por Portugal.

Ao longo de sua vida, Tiradentes esteve envolvido no movimento revolucionário, mas também teve outras ocupações – foi comerciante, militar, minerador, tropeiro e dentista. Era um homem inteligente da classe média, que acabou se rebelando ao lado de outros mineiros em prol da independência.

Veja também: 21 de abril: Dia de Tiradentes

A participação na Inconfidência Mineira

430587 Dia de Tiradentes conheça a origem da data 7 Dia de Tiradentes: conheça a origem da dataA revolta foi organizada por membros da Elite Mineira. (Foto: Divulgação)

A Inconfidência Mineira foi fundamentada com o aumento dos impostos, afinal, a Coroa Portuguesa acreditava que os brasileiros da capitania de Minas Gerais sonegavam o ouro proveniente da Mineração. No entanto, isso não era verdade, pois a riqueza estava mesmo se tornando escassa no território. Enfim, a medida que o ouro acabava, o valor dos impostos aumentava.

Indignados com a obrigação de pagar o quinto do ouro, os membros da Elite de Minas Gerais resolveram organizar uma revolta. Os principais conspiradores eram ricos e cultos, influenciados pelos filósofos que questionavam a monarquia. Tiradentes, contudo, era o integrante mais pobre, ocupando um cargo militar.

A condenação de Tiradentes

Os inconfidentes tinham muitas ideias para libertar o Brasil de Portugal, mas havia um traidor entre eles. Silvério dos Reis denunciou a revolta ao governador a mando de D. Maria I, o principal membro seria sacrificado. Tiradentes não era o maior líder do movimento, mas era responsável por sair às ruas a procura de adeptos ao movimento. O fato de não ter tantas posses como os demais contribui para que fosse condenado à morte.

430587 Dia de Tiradentes conheça a origem da data 6 Dia de Tiradentes: conheça a origem da dataO corpo de Tiradentes foi esquartejado e exposto em praça pública. (Foto: Divulgação)

Depois de ser enforcado, Tiradentes teve o seu corpo dividido em várias partes. Os pedaços foram distribuídos entre os lugares de pregações, sendo que a cabeça ficou exposta em Vila Rica.

O sacrifício de Tiradentes lhe rendeu o posto de herói brasileiro, apesar de independência ter acontecido (teoricamente) 30 anos depois, sancionada por D. Pedro I. O fim da monarquia, que era tão almejado pelos revolucionários, só foi ocorrer em 1889 com a Programação da República.

Saiba mais: 15 de novembro: Proclamação da Republica

Gostou da matéria Dia de Tiradentes: conheça a origem da data”? Tem mais alguma dúvida sobre a história por trás do feriado? Deixe um comentário.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.