Notícias

Dia de Tiradentes – 21 de Abril Feriado

O Dia de Tiradentes – 21 de Abril Feriado é uma data muito especial no calendário brasileiro. Não se trata apenas de um dia de folga, mas sim de um marco para a história do país. Acompanhe o artigo para ficar por dentro do assunto e saber tudo a respeito do herói da Inconfidência Mineira.

Dia de Tiradentes - 21 de Abril Feriado. (Foto: Divulgação)

A história brasileira é repleta de figuras heroicas. Muitos movimentos tomaram conta do país buscando a libertação de Portugal, ou seja, os brasileiros não queriam ficar à mercê do domínio da coroa portuguesa. Entre as tantas rebeliões, vale destacar a Inconfidência Mineira, que teve Tiradentes como um dos seus principais membros.

Saiba mais: 21 de abril: Dia de Tiradentes

Dia de Tiradentes – 21 de Abril Feriado

O Dia de Tiradentes – 21 de Abril Feriado foi instituído em homenagem à Joaquim José da Silva Xavier, considerado um dos principais ativistas da história brasileira. Foi exatamente no dia 21 de abril de 1792 que Tiradentes foi executado como um criminoso, após liderar um movimento que buscava o fim da colonização portuguesa. Além de ser condenado a morte, ele também foi esquartejado e os pedaços do corpo ficaram expostos em público para amedrontar os demais participantes da rebelião.

Muitos anos após sua morte, Tiradentes finalmente foi reconhecido como um herói. Cerca de 150 anos após a sentença, a data do seu falecimento se transformou em feriado nacional.

Tiradentes foi morto e esquartejado no dia 21 de abril. (Foto: Divulgação)

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerias no ano de 1746. Ele sofreu desde pequeno com a perda de seus pais, ainda quando criança, sendo então criado pelo seu padrinho na cidade de Villa Rica (atual Ouro Preto).

Ainda jovem decidiu trabalhar como vendedor ambulante, mais tarde tornou-se Dentista (daí o nome Tira Dentes). Outras funções que Tiradentes realizou foram: tropeiro, comerciante, minerador, entre outros. Aos 18 anos ingressou na carreira militar sendo soldado da arma de cavalaria.

Veja também: Atividades infantis para o dia de Tiradentes

A Inconfidência Mineira

Na época da colonização portuguesa, todos os brasileiros eram prejudicados, para não falar humilhados. Todos deviam pagar altos impostos, entre eles havia aquele no qual deviam ser entregue a 5ª parte do seu ouro à Coroa Portuguesa.

A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos revolucionários do Brasil. (Foto: Divulgação)

Tiradentes sendo tal situação teve a atitude de se envolver com a Inconfidência Mineira. O acontecimento ocorreu em 1789, em Vila Rica, onde objetivo era a libertação do Brasil da corte Portuguesa. Tiradentes viajou até o Rio de Janeiro, local onde teve idéias para que o movimento fosse realizado com sucesso, na volta a sua cidade começou a ser divulgado o movimento.

Porém o coronel Joaquim Silvério dos Reis não foi a favor do movimento, denunciando todos do grupo, tal consequência causou a prisão de todos, inclusive Tiradentes que ficou três anos preso no Rio de Janeiro e assumiu toda responsabilidade da conspiração, livrando a vida de seus companheiros do movimento.

Como punição Tiradentes foi sentenciado a morte, sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, local que hoje é conhecida como a Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Mesmo com a morte de Tiradentes o movimento foi um grande sucesso, trinta anos depois o Brasil se tornou independente de Portugal.

No ano de 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e, a partir de 1890, passou a ser considerado herói nacional.

Filme sobre Tiradentes

Humberto Martins interpreta Tiradentes. (Foto: Divulgação)

Caso tenha interesse uma boa ideia é assistir ao filme do Tiradentes e saber em detalhes sobre sua história, confira abaixo a sinopse do filme.

O diretor Oswaldo Caldeira conta a história de Tiradentes, que sonhou com um Brasil independente de Portugal, mas sofreu com a traição de um de seus companheiros. Com Humberto Martins, Rodolfo Bottino, Paulo Autran, Giulia Gam, Adriana Esteves e Julia Lemmertz.

Leia mais: Dia de Tiradentes: conheça a origem da data

Agora você já sabe a origem o significado do Dia de Tiradentes – 21 de Abril Feriado. Aproveite a data para estudar um pouco mais a respeito desse rebelde que buscava o sonho de independência do Brasil.

Recomendado para você
Notícias

Vagas de Estágio na Rhodia

Notícias

Como Saber se Fui Sorteado no Minha Casa, Minha Vida

Notícias

BRB Banknet DF Brasília

Notícias

Positivo Informática Drivers

Comentários
  1. layssa disse:

    Tiradentes foi um homem glorioso cheio de vida e defendiam os pobres
    era humilhado e passava por muitas coisas tristes…

  2. amanda disse:

    gostei muito dessa historia..

  3. aline disse:

    A praça de Tiradentes é localizada em Ouro Preto /Mg e não no Rio de Janeiro.

  4. carolaine disse:

    amei muito pricipalmente como ele aceito a perda e luto pelo que ele queria cer jovem adorei

  5. Milani Padro disse:

    Bom! Gostei!

  6. maysa disse:

    estou fazendo um trabalho e gostei muito

  7. gabriela disse:

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo bem

  8. nanda disse:

    eu gostei muito viu!!!!!!!!!!!

  9. marcela disse:

    esse texto é muito importante pra nós lemos e ficar sabendo mas sobre o dia tiradentes

  10. kristiane disse:

    nossa muito legal a historia de tiradentes!!!!

  11. gabrielli disse:

    Amei essa historia sobre o tiradentes e o macimo!!!!! estou fazendo um trabelho para a escola sobre tiradentes e estou costando muito acho que vou tira 10 tomara que tire 10 estou muito anciosa para ver a nota do professo?

  12. yasmin disse:

    muito boa gosteie muito para o meu trabalho de escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *