Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Dia das Bruxas 2015: Origem do Halloween, curiosidades, tradições

A festa pagã original nada tinha a ver com bruxas, aproveite e conheça a história do Halloween.

Maquiagem de zumbi: passo a passo

[08/10/2015]

Fantasias para Halloween 2015, aluguel em SP

[08/10/2015]

Está chegando o dia das bruxas 2015: Origem do halloween, curiosidades, tradições e poucas pessoas sabem de onde esta tradição veio. Em 31 de outubro as fantasias são pretas, os rostos pintados com maquiagens que parecem distorcer a face, chapéu de bruxa na cabeça e crianças perguntando: “doces ou travessura?” . Bom, trazemos aqui algumas explicações que vão te surpreender.

Dia das Bruxas 2015 Origem do Halloween, curiosidades, tradições (Foto Ilustrativa)

Dia das Bruxas 2015: Origem do Halloween, curiosidades, tradições

O dia das bruxas 2015: Origem do halloween, curiosidades, tradições, ou originalmente denominado de Halloween na língua inglesa, era inicialmente tradição do Norte da Europa e chegou até os Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses que não tinha relação direta com as bruxas. No Brasil a comemoração desta data não é tão antiga. Com os meios de comunicação e especialmente a televisão ela chegou aqui como uma forma de imitar os costumes americanos. Muitos outros países ocidentais também seguiram a tradição.

Leia mais informações sobre: Saiba como o Halloween é comemorado mundo a fora

Comemoração no Brasil

No Brasil, festas são comuns ao contrário do Estados Unidos, onde a cidade se prepara para um evento aberto (Foto Ilustrativa)

No Brasil quem reforça a manutenção da comemoração do Halloween são as escolas de idiomas (que querem fazer seus estudantes conhecerem mais a cultura dos Estados Unidos) que tentam manter o costume de se comemorar o Halloween, uma festa que tem 2.500 anos de história.

Origem do Dia das bruxas

Tudo começou com o povo celta e o culto aos mortos, eles acreditavam que nessa data que era o último dia da estação do verão, espíritos de pessoas mortas naquele ano conseguiam sair dos cemitérios e queriam incorporar os corpos das pessoas vivas. Como os vivos queriam afastar esses espíritos, eles apagavam os fogos de suas casas e usavam objetos para assustar e afugentar os fantasmas, esses objetos hoje são símbolos da festa do Halloween, tais como: caveiras, ossos decorados, abóboras com enfeites e muitos outros.

Bruxas se encontravam em rituais (Foto Ilustrativa)

A festa tem origem pagã e na visão cristã não estava de acordo com os conceitos religiosos pregados na época, por essa razão na Idade Média a festa foi condenada trocando de nome e passando a se chamar Dia das Bruxas. A Igreja da época, com medo de perder seus fiéis, tornou a festa como cristã, os romanos inventaram o “Dia de Todos os Santos”, criando o feriado do dia 2 de novembro, que é o Dia de Finados.

Leia mais informações sobre:  Conheça os principais símbolos do Halloween

Curiosidades sobre o Halloween

Durante a Idade Média o povo acreditava em bruxas e que elas podiam se transformar em fatos pretos, daí vem a crendice de que cruzar ou ver um gato preto pode trazer azar para a pessoa. Recentemente, em 2009, o Vaticano afirmou que a festa de Halloween além de ser perigosa tem elementos anticristãos e por isso não deve ser comemorada pelos católicos e demais cristãos.

No Brasil, muitas pessoas são contrárias a data (Foto Ilustrativa)

Há brasileiros que são contra a comemoração do dia das bruxas não por uma ética religiosa, mas por uma veia patriota, visto que no Brasil há uma riqueza de cultura nacional, como o folclore, muitas vezes esquecido por quem mora aqui.

Quer mais dicas? Fique aqui no Mundo das Tribos e confira nossos artigos diariamente.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL