Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Dia das Bruxas – Halloween

Dia das Bruxas, o famoso Halloween é considerado bem legal por quem está querendo muita diversão.

História do Dia das Bruxas

[14/10/2015]

10 maquiagens criativas e diferentes para o Halloween

[14/10/2015]

O Dia das Bruxas – Halloween é o que vamos falar nesse post. A história dessa data comemorativa tem cerca de 2500 anos. Tudo isso surgiu porque o povo Celta acreditava que no último dia de verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para apoderar-se de corpos vivos. Para afugentar esses fantasmas, os Celtas, colocavam em suas casas objetos assustadores, como por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros objetos.

Dia das Bruxas - Halloween (Foto Ilustrativa)

Dia das Bruxas – Halloween

O Dia das Bruxas – Halloween é uma festa bem popular nos Estados Unidos. Porém essa festa foi condenada na idade média, pelo fato de ser Pagã, e foi durante essa época que recebeu o nome de “Dia das Bruxas”.Essa tradição, por ser relacionada à morte, usufruir de elementos e figuras assustadoras como símbolos. Muitos desses símbolos são conhecidos, entre eles estão os fantasmas, bruxas, caveiras, zumbis, monstros, gatos pretos e até personagens como Drácula e Frankenstein – Todos esses fazem parte de uma lenda que existe há anos.

Gostosuras ou travessuras? (Foto Ilustrativa)

Leia mais informações sobre: Dicas de maquiagem para o Halloween

Tradição no Brasil

Aqui no Brasil a comemoração dessa data é recente. Chegou até aqui pela influência da cultura americana, principalmente exibida na televisão. Os cursos de língua inglesa também contribuíram para a propagação dessa tradição no Brasil, pois valorizam e comemoram essa data com seus alunos. Essa foi à forma que encontraram de vivenciar a cultura norte-americana com seus aprendizes.

A abóbora faz parte da tradição (Foto Ilustrativa)

Veja mais informações sobre: Tudo sobre o Halloween, 31 de Outubro.

Algumas pessoas são contra a comemoração

Alguns brasileiros são contra essa comemoração, pois alegam que ela nada tem haver com o país, afinal, há aqui uma um rico Folclore e que este deveria ser mais valorizado. Sendo assim, foi criado pelo governo, em 2005, o “Dia do Saci” (comemorado também no dia 31 de outubro).

O que diz a tradição?

Muitas pessoas não sabem, mas tudo o que é feito no Halloween não é uma comemoração. A tradição diz que ao enfeitar sua casa com coisas bizarras, máscaras e símbolos, você vai na verdade espantar os espíritos ruins que circularão naquela noite. Por isso é que muitas pessoas, principalmente os norte-americanos, colocam para fora abóbora com vela, fazendo uma espécie de careta e outros desenhos estranhos também.

Há museus específicos com objetos bem antigos que são envolvidos na lenda do dia 31 (Foto Ilustrativa)

Aqui no Brasil, como dissemos, a tradição não é forte e tudo é levado mais na brincadeira. Apesar de ser lenda, há décadas os americanos fazem este tipo de celebração, que nada mais é que uma espécie de culto para espantar os espíritos. Quem quiser saber mais sobre a história do halloween ou até mesmo planejar uma boa festa com este tema, confira nossos artigos sobre esse assunto. Temos várias dicas e informações que podem te ajudar nesta missão.

Fique aqui no Mundo das Tribos!

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL