Menu

Serviços

Atualizado em 7 de agosto de 2014, às 9:09 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Detran RS – Consultas

Aprenda como usar o site ‘Detran RS – Consultas’ para verificar a situação do veículo e da CNH.

Detran RS – Consultas é um conjunto de serviços online oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul. Com isso, os condutores e proprietários de veículos não precisam ir até uma unidade do Detran para obter informações específicas. Tudo se resolve na tela do computador, tablet ou smartphone.

31334 Detran RS – Consultas 2 Detran RS   ConsultasDetran RS - Consultas. (Foto: Divulgação)

O Departamento de Trânsito do RS resolveu criar um site moderno e completo para se aproximar dos cidadãos e oferecer facilidades. Além dos serviços de consulta, a página também oferece livre acesso aos conteúdos úteis, como calendário de pagamento, catálogo de endereços, tabela de valores, informações sobre cursos de formação de condutores e alertas de roubos de veículos. O site ainda permite ler os principais dispositivos legais do Código de Trânsito Brasileiro.

Detran RS: Como consultar?

Os serviços de consultas online do Detran RS são divididos em três categorias:

- Consultas relacionadas aos Veículos

Para ter acesso aos serviços online da aba Veículos, o usuário do site do Detran RS precisa digitar o número da placa, o RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e clicar no botão “Pesquisar”. O sistema vai encontrar informações específicas sobre o veículo e mostrar se existe alguma pendência, como a falta de pagamento do IPVA.

Através da consulta online ao veículo, é possível conferir transferências, alterar dados e descobrir se existe algum débito ou restrição que precisa ser resolvido.

31334 Detran RS – Consultas Detran RS   ConsultasO Detran RS oferece serviços de consultas online. (Foto: Divulgação)

- Consultas relacionadas à CNH

A consulta CNH Detran RS pode ser realizada no site oficial com facilidade, basta informar o número da carteira nacional de habilitação e clicar no botão “Pesquisar”. Feito isso, o condutor terá informações sobre pontos na CNH e poderá acompanhar a emissão, caso ainda não tenha o documento em mãos.

- Consultas Relacionadas às Infrações

A infração de trânsito nada mais é do que uma inobediência às normas estabelecidas pelo CONTRAN. Ela faz o condutor perder pontos na carteira e também pagar uma multa, cujo valor varia de acordo com a gravidade da infração cometida.

Se o condutor gaúcho tem infrações pendentes, ele pode consultá-las através da internet. Para fazer isso, basta acessar o site do Detran RS, informar o número da placa do veículo e clicar no botão “Pesquisar”.

Serviços Detran RS – Consultas

31334 Detran RS – Consultas 1 Detran RS   ConsultasSite do Detran RS. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir uma lista com outros serviços de consultas do Detran RS:

Veículos
Serviços dos CRVAs
Calendário de Licenciamento
Endereços dos CRVAs
Endereços dos FPTs
Endereços de Despachantes

Habilitação
Serviços dos CFCs
Endereços dos CFCs
Categorias de habilitação

Infrações
Defesa da autuação
Apresentação do condutor-infrator
Recurso em primeira instância
Recurso em segunda instância
Autuações interestaduais
Suspensão do direito de dirigir
Informações para Estrangeiros

Agora que você já sabe como utilizar os serviços Detran RS – Consultas, acesse www.detran.rs.gov.br. Em casos de dúvidas, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo “Fale Conosco” ou pelo Disque-Detran 0800-510-3311.