Menu

Serviços

Atualizado em 14 de maio de 2011, às 19:40 por Emanuelle
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Detran RJ Vistoria

vistoria Detran RJ Vistoria

Para quem tem um carro ou uma moto algumas datas e procedimentos são inevitáveis. Um deles é a vistoria do veículo. O procedimento é realizado todo ano para conferir se o automóvel está em condições de trafegar nas ruas, sendo requisito fundamental para obter a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ele também é um dos itens exigidos para operações relacionados a documentos, como transferência de endereço ou propriedade além de eventuais mudanças nas características do veículo.

Durante a vistoria o veículo será analisado por uma equipe e os itens vistoriados são:

Detran Vistoria 300x191 Detran RJ Vistoria

- Sistema elétrico (bateria, cabos, fiação e conexões, verificando o estado geral e fixação)

- Sistema de iluminação (faróis principais, faróis de neblina, faróis de longo alcance, lanternas de iluminação da placa traseira e luzes-piloto)

- Sistema de sinalização (lanternas indicadoras de direção, intermitentes de advertência, de freio, de marcha a ré, de posição e de neblina traseira)

- Equipamentos obrigatórios (retrovisores, limpadores de para-brisa, pala interna de proteção contra o sol, velocímetro, buzina, triângulo de segurança, extintor de incêndio, freio de mão ou similares, cintos de segurança, estepe, macaco, chave de roda e chave de fenda e para-choques traseiro e dianteiros)

- Estado geral das rodas e pneus.

- Sistemas e componentes complementares ( portas/tampas e fechaduras, vidros e janelas, bancos, sistema de alimentação de combustível e reservatório, sistema de exaustão de gases, carroceria, chassi ou estrutura do veículo.)

vistoria 1 Detran RJ Vistoria

De acordo com o site do Detran do Rio de Janeiro, para realizar a vistoria no estado é preciso estar com taxas pagas, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veiculos) e também estar de posse de alguns documentos:

- Cópia do Comprovante de Residência;

- Apresentação do original do último Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou do Certificado de Registro de Veiculo (CRV);

- Apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV), para veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV);

- Cópia simples do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga –RNTRC, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para veículos registrados na categoria aluguel, com capacidade de carga igual ou superior a meia tonelada, conforme disposto na Resolução 3056 – ANTT, de 16/05/2009.

Caso o veículo esteja fora do estado do Rio de Janeiro também é possível fazer a vistoria sem ter de leva-lo, bastando recorrer à vistoria em trânsito. Para isso é preciso ter em mãos:

- Cópia do Comprovante de Residência;

- Laudo de vistoria lacrado, com validade de 30 dias, expedido pelo Departamento de Trânsito de outra UF e encaminhado por Ofício;

- Formulário próprio, indicado no Anexo III do site do Detran-RJ.

Mas atenção: não é basta simplesmente se dirigir a um dos postos e pedir pelo serviço. Ele deve ser marcado antecipadamente. Para isso o proprietário pode recorrer ao agendamento do serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento disponível através dos números 3460-4040 e 3460-4041.

Para mais informações, acesse o site do Detran-RJ. Ele contém todas as informações necessárias sobre o assunto.