Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Detran CE: Licenciamento, IPVA, Multas

Detran CE: Licenciamento, IPVA, Multas e tudo mais que você precisa ficar sabendo para conseguir ficar em dia com esse imposto tão importante.

O Detran CE: Licenciamento, IPVA, Multas funciona de forma similar aos demais estados, procurando cumprir com suas obrigações para com o trânsito brasileiro. Cabe a esse órgão executivo cumprir todas as normas presentes na Legislação e prestar assistência aos condutores cearenses. É através do departamento que outros serviços também são realizados. Confira neste artigo algumas informações importantes sobre o órgão estadual e como você pode utilizar os serviços do Detran Ceará.

Detran CE Licenciamento, IPVA, (Foto: Divulgação)

Detran CE: Licenciamento, IPVA, Multas

Detran CE: Licenciamento, IPVA, Multas é algo para você ficar sempre de olho, para conquistar muitos diferenciais nesse segmento. Com uma proposta coerente e respeitada, a entidade registra o emplacamento de veículos, toma notas das irregularidades no trânsito e recebe o pagamento das multas. É seguindo as regras do Detran CE que as pessoas pagam o licenciamento de veículos e mantém o utilitário em situação regular. Esse departamento estadual é um dos poucos que adota o serviço de Carteira de Motorista Popular.

O Detran também exerce influência na formação de condutores, ou seja, ele mantém no seu sistema o registro dos alunos que passaram pelos exames teóricos e práticos para emitir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Como em todos os demais estados, também são oferecidos pela internet os serviços online Detran CE.

Sempre tenha o licenciamento em dia para não perder seu carro (Foto: Divulgação)

Visite o site do Detran CE

Ao visitar o site oficial, o condutor cearense terá acesso a uma variedade de informações que estão separadas por categorias. A página tem um espaço para consultar as multas Detran CE, onde o indivíduo verifica se todas as suas pendências estão pagas. Você pode avaliar as consequências da multa na consulta de habilitação ou veículo. Há na página um link exclusivo para infrações, onde são pautadas as penalidades.

Cuide para que o seu licenciamento sempre estar em dia (Foto: Divulgação)

Requisitos para o licenciamento de veículos Detran CE

Requisitos para o licenciamento de veículos Detran CE também constam no site, informações úteis sobre o calendário de pagamento do DPVAT e IPVA. O condutor encontrará na página informações sobre a emissão de taxas IPVA Detran CE na galeria de serviços online. Para conhecer o valor do respectivo licenciamento, é necessário informar o número da placa, RENAVAM e CPF.

Não deixe de pagar os impostos para regularizar o seu carro (Foto: Divulgação)

Você não precisa comparecer a uma unidade do órgão executivo de trânsito, basta usar a área de consultas e conferir os dados de pagamento de IPVA Detran CE. A visita ao site pode ser aproveitada para conhecer outros serviços online, como: Primeiro Emplacamento, Restituição de Taxas, Certidão Negativa e Consultas aos Cartórios.

veja mais informações no site oficial (Foto: Divulgação)

Serviços prestados pelo Detran

Veja outros serviços prestados pelo Detran Ceará:

Para Vaículos

O Detran Ceará tem todas as informações em seu site oficial (Foto: Divulgação)

Habilitação

Consulte suas multas e regularize a sua situação (foto: Divulgação)

Departamento de Trânsito do Ceará – Detran CE

Sede: Av. Godofredo Maciel, 2900 – Maraponga – Fortaleza/Ce CEP: 60.710-903 – Ver localização no mapa
DETRAN: 0800 275 6768

Site: portal.detran.ce.gov.br

Caso esteja procurando outro serviço que não tenha encontrado na nossa matéria, acesse o site do Detran e veja todos os serviços disponíveis através da entidade. Vale lembrar que há alguns poucos anos todo o sistema dos detran’s do país inteiro tem passado por uma boa transformação, mudando não só o visual, mas também investido em plataformas para resolver serviços de maneira online, simples e fácil que pode ser utilizada por qualquer cidadão. Ou seja, muitos serviços que exigiam pegar fila e esperar horas por atendimento, agora estão a poucos cliques, sendo apenas necessários enviar documentos oficiais e aguardar o recebimento da resposta do órgão estadual.

Ficou com alguma dúvida? veja a seguir um vídeo explicativo de como consultar multas e muitos mais no site do Detran:

Fique atento aos prazos

Toda vez que fizer solicitações ao Detran, seja qual for o estado, fique atento aos prazos, seja para emissão de documentos, recebimento ou até pagamento. O condutor ou dono do veículo precisa cumprir essas determinações para deixar o documento em ordem, em dia para que nada o impeça de dirigir.

Algo muito comum em muitos estados do Brasil é o motorista esquecer de pagar o licenciamento do determinado mês de cada carro, o que varia de acordo com o final da placa. O problema em si não é só esquecer de pagar até a data de vencimento, mas sim ser parado em blitz ou algo assim e ter o carro apreendido para regularização. Além do transtorno, o problema é o gasto que vem depois com todo o enrosco por conta da falta de pagamento. Então, faça uma agenda para cumprir as datas sem maiores problemas ou transtornos.

Pague em dia o licenciamento do seu carro (Fato: Divulgação)

Cuidado com transferência

Quem não mora no estado e se mudou há pouco tempo, deve regularizar a situação do veículo o mais breve possível. Isso se dá devido aos problemas que você pode ter com o veículo e conseguir resolvê-lo só diante da unidade do estado onde o veículo está registrado. Vamos supor que seu veículo seja de Minas Gerais, mas você se mudou para o Ceará  há poucos meses. De repente, resolveu vender o carro e precisa resolver todo o trâmite de troca de documentos, contrato de compra e venda e afins. No caso de estar morando no nordeste, o dono do veículo teria que retornar a Minas Gerais para realizar o procedimento e só depois jogar a transferência para o novo estado, o estado do comprador.

Para evitar essa dor de cabeça, o jeito é ao se mudar de estado trocar também a documentação do veículo para que não se corra risco de ter diversos transtornos, ainda que coisas simples como é o caso da venda de um veículo, por exemplo.

Quer mais dicas sobre o Detran? Independentemente do seu estado, nós temos aqui no Mundo das Tribos vários artigos  sobre assuntos relacionados ao departamento estadual de trânsito. Fique por dentro das nossas novidades!


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL