Menu

Criança

Atualizado em 25 de março de 2013, às 11:35 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Desmame do bebê: mitos e verdades

A amamentação materna é essencial para o recém-nascido. Conheça alguns mitos e verdades sobre o desmame do bebê.

A amamentação é um dos maiores atos de amor entre mãe e filho. É um momento em que há uma ligação única, sendo o início de um grande vínculo maternal. Além disso, é a melhor forma e a mais completa alimentação para os recém-nascidos. Porém, muitas mães possuem dúvidas a respeito de qual o momento ideal para tirar o bebê do peito. Conheça alguns mitos e verdades sobre o desmame do bebê.

Saiba como fazer o desmame do bebê.

598564 A amamentação materna institui o primeiro vínculo entre mãe e filho. Foto divulgação Desmame do bebê: mitos e verdadesA amamentação materna institui o primeiro vínculo entre mãe e filho. (Foto divulgação)

Leite materno – a alimentação mais completa para o bebê

O leite materno é a alimentação ideal para o bebê e, segundo especialistas, é ideal que a mãe forneça o alimento até os seis meses de idade do pequeno. Vale ressaltar que essa é uma das orientações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após isso, a mãe pode complementar a amamentação com outros alimentos, porém podendo mantê-la até o filho completar dois anos de idade.

Mitos e verdades sobre o desmame do bebê

O desmame do bebê é um assunto muito debatido no universo feminino. Isso porque a amamentação está rodeada de alguns mitos e verdades, o que levanta algumas dúvidas entre as mães. Conheça algumas informações a respeito do assunto, abaixo.

  • Fornecer a mamadeira ou a chupeta para o bebê interfere no aleitamento materno

Verdade. Segundo especialistas, o uso de bicos de chupetas e de mamadeiras aumenta o risco de desmame precoce, nos bebês. Isso porque a forma de sucção realizada ao seio, é totalmente diferente da realizada nos bicos artificiais. Como consequência, o bebê acaba abandonando o seio materno, pela facilidade de sucção oferecida pelos bicos artificiais.

  • O consumo de canjica ou de cerveja preta, pela mãe, estimula a produção de leite materno

Mito. A mulher que está amamentando deve ingerir uma grande quantidade de líquido durante o dia (em torno de 1 litro). Isso ajuda na estimulação da produção de leite materno, favorecendo a boa alimentação do bebê. Por outro lado, ainda não há comprovação científica de que outros líquidos, como por exemplo, os anteriormente citados, possam colaborar com o aumento da produção. Além disso, o uso de bebidas alcóolicas é contraindicado durante todo o período da amamentação.

598564 O leite materno é o melhor alimento para os recém nascidos. Foto divulgação Desmame do bebê: mitos e verdadesO leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos. (Foto: divulgação)
  • A amamentação pode ser influenciada pela alimentação materna

Verdade. A mulher que amamenta deve ingerir uma quantidade de líquido adequada, durante todo o período de lactação. Além disso, é muito importante que ela mantenha uma alimentação saudável, baseada em uma dieta balanceada e rica em nutrientes.

  • O desmame precoce pode afetar o crescimento do bebê

Verdade. A amamentação materna é essencial durante os primeiros meses de vida do bebê. Assim, é imprescindível que a mãe mantenha uma amamentação exclusivamente materna, até os seis meses de vida do pequeno. Isso ajuda o bebê a ter um crescimento adequado, além de prevenir o desenvolvimento de doenças.

598564 O desmame precoce pode afetar o crescimento do bebê. Foto divulgação Desmame do bebê: mitos e verdadesO desmame precoce pode afetar o crescimento do bebê. (Foto: divulgação)

A amamentação é muito importante para os bebês. Isso porque ela marca o início de um vínculo materno, além de fornecer nutrientes para o recém-nascido. Apesar de ser um ato universal, muitas mães possuem dúvidas sobre qual o momento ideal para o desmame do bebê. Após conhecer alguns mitos e verdades, é ideal seguir as orientações e sempre que possível, buscar a ajuda de um especialista.

Conheça os cuidados que devem existir para desmamar o bebê. 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.