Bem Estar

Desenhos do folclore para colorir

Por Isah

O dia do folclore, comemorado em 22 de agosto, está se aproximando, por isso os professores começam a pensar em meios de aproveitar esta data comemorativa da melhor forma. Em sala de aula, é interessante que as crianças desenvolvam atividades que permitam entrar em contato com a cultura popular brasileira.

O saci é um personagem que vive fazendo travessuras. (Foto:Divulgação)

O que é folclore?

O folclore é a manifestação da cultura popular, cujas histórias são transmitidas oralmente, de geração para geração. Trata-se de um conjunto de mitos e lendas, normalmente criados pelas pessoas que vivem no interior.

As histórias folclóricas, conhecidas como lendas, são contadas pelo povo com o objetivo de justificar episódios misteriosos e sobrenaturais. Desta forma, personagens como Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, Iara, Boto, Cuca, Curupira, Boitatá e Curupira enriquecem o folclore brasileiro.

As lendas são contadas em todas as partes do país, despertando o medo e a curiosidade das pessoas. Estas narrativas também servem de motivo para a realização de festas populares, como o Bumba meu boi.

Veja também: Folclore Brasileiro – tudo que você quer saber

O folclore na educação infantil

Conhecer o folclore é uma forma de saber mais sobre a cultura popular brasileira. (Foto:Divulgação)

Com as novidades tecnológicas ganhando cada vez mais espaço, a cultura popular muitas vezes é deixada de lado. Hoje, não é raro encontrar crianças que desconhecem as principais lendas brasileiras, como o saci pererê. Por isso, é importante que os professores adotem o folclore como um dos temas das aulas.

Abordar o folclore durante a educação infantil é algo extremamente importante para os alunos, pois eles entram em contato com a bagagem cultural do país. Ao longo do mês de agosto, o professor pode trabalhar várias atividades relacionadas ao folclore com a sua turma, abordando temas como os personagens folclóricos, brincadeiras, danças, músicas e culinária.

Uma atividade bastante comum em sala de aula é a distribuição de desenhos para colorir. O professor normalmente imprime uma boa quantidade de ilustrações dos personagens folclóricos e depois orienta os alunos para fazer uma bonita pintura, com lápis de cor, giz de cera ou canetinhas coloridas. Ao colorir o desenho, a criança recebe estímulos para desenvolver a sua criatividade, imaginação e noção de estética.

Além das gravuras dos principais personagens para colorir, os alunos também podem desenvolver outras atividades que envolvem as funções cognitivas, como a cruzadinha, o jogo dos sete erros e o desafio de ligar os pontos.

Saiba mais: Atividades infantis para o folclore

Desenhos do folclore para colorir

Veja a seguir algumas sugestões de desenhos para colorir:

Recomendado para você
Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Bem Estar

Cama de Casal, escolha a cama ideal para você

Beleza

Perfumes Franceses Mais Famosos – Femininos e Masculinos

Comentários
  1. carol disse:

    amo esses desenhos e da hora

  2. lusinete alves pereira disse:

    muito bem. adorei as criatividades de todos vc6 imprimi imagens, trabalhei com meus alunos e foi um sucesso.
    amei de coração. sou fã numero um de todos vo6. beijao…

  3. cristina disse:

    super pratico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *