Menu

Saúde

Atualizado em 2 de dezembro de 2011, às 6:58 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Descubra quais são os benefícios do riso para a saúde

Quando você ri, seu corpo todo sorri junto. Essa é uma ótima forma de melhorar a saúde. Descubra os benefícios do riso para todo o organismo.

339080 men women laugh out loud 01 af 450x311 Descubra quais são os benefícios do riso para a saúde

Rir parece um ato simples, mas na verdade é complexo. Os músculos relaxam; o coração bate com mais força durante a risada; vários músculos da face precisam se mover para que o riso aconteça. As vantagens do riso para a saúde são inúmeras. Rir, além de ser uma sensação agradável, faz um bem enorme para o coração, aumentado a circulação sanguínea. Confira os benefícios do riso para a saúde – remédio que todos nós temos em mãos, ou melhor, no rosto.

1. Exercício físico: Rir pode ser considerado uma atividade física, pois proporciona uma sessão de ginástica, trabalha o abdômen, as pernas e os músculos das costas. Quem nunca ficou com dores abdominais após um ataque prolongado de riso?

2. O coração: Os efeitos de uma risada podem ser sentidos por todo o organismo do indivíduo, inclusive o coração. Essa atitude atua no sistema cardiocirculatório, diminui a pressão arterial devido a vasodilatação das artérias, por isso ficamos vermelhos e suamos mais quando estamos rindo. Porém, há um aumento das contrações cardíacas, aumentando a circulação e a pressão arterial. Mas, num segundo momento, essa pressão cai para níveis inferiores aos normais para aquele indivíduo, pois a pessoa se encontra relaxada.

3. Diminui o estresse: Rir nos ajuda a relaxar. As pessoas que riem com mais frequência apresentam menores níveis de estresse. Dessa forma diminuem as chances de doenças que ele pode causar.

4. Diminuição da dor: Pesquisas demonstram que o riso faz com que as pessoas sintam as dores com menor intensidade. Quem leva a vida no bom humor sente menos dor.

5. Sistema imunológico: Outra vantagem é que o bom humor atua no sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados, além de outras doenças.

6. Cura doenças: A risada desenvolve uma atitude positiva perante a vida. Todo o corpo ri junto, liberando substâncias que fazem muito bem a nossa saúde. Dessa forma é capaz de curar problemas como a depressão, a angústia e a falta de autoestima.

7. Melhora a respiração: A risada promove oxigenação, aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico.

8. Ajuda a memória: Ao dar risadas durante uma palestra ou aula, aumenta o interesse do espectador e facilita a aprendizagem e memorização.

9. Combate a insônia: As pessoas que são alegres costumam dormir melhor, assim, a saúde também é beneficiada com uma boa noite de sono.

10. Melhora a digestão: Ao rir, fazemos vibrar o fígado, melhorando o seu funcionamento e também a eliminação da bile, que é importante para digestão de gorduras.

Há diversos estudos que demonstram que as pessoas que estão doentes e riem, conseguem se curar mais facilmente. A partir desses estudos vários grupos se formaram e vão aos hospitais apenas para fazer nascer um sorriso no rosto de quem está internado. Esses são os clowns, palhaços da alegria, que além de alegria e riso, acabam transmitindo, também, saúde.

339080 baby laugh Descubra quais são os benefícios do riso para a saúde

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.