Menu

Criança

Atualizado em 23 de novembro de 2011, às 6:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Descubra como organizar a rotina do filho

Escola, aulas, diversão, obrigações, tarefas, estudos, enfim, a rotina de uma criança pode ser bem agitada. Saiba como organizar a rotina do seu filho.

330979 Descubra como organizar a rotina do filho Descubra como organizar a rotina do filho

Se já é difícil organizar a rotina de um adulto, imagine para uma criança ter que fazer isso? Já não é mais só a escola e a diversão. As crianças têm acesso à aulas particulares das mais diferentes naturezas, horários de estudo em casa, tarefas, obrigações e assim por diante. Com tantos afazeres, não é comum que a criança saiba todos os seus horários e destinos diariamente. Por isso, é importante que os pais ajudem na organização da rotina do filho.

Muitos pais pesquisam sobre como organizar a rotina do filho, afinal com o passar do tempo as obrigações vão aumentando, assim como as provas escolares, os prazos das tarefas, os trabalhos e muito mais. O primeiro passo é organizar uma agenda. Se possível, cole um painel com todas as tarefas e seus horários em um local da casa, como no quarto da criança. Assim, ela fica por dentro e começa a se acostumar com a rotina e seus horários.

Nem tudo precisa ser estipulado pelos pais. A agenda de um estudante, por exemplo, pode e deve ser criada com a presença de todos, ou seja, do filho e dos pais. Ele pode escolher qual o melhor horário para estudar em casa, se houver essa disponibilidade. Esse tipo de cronograma ajuda a criança a ter organização. Ela com certeza vai se tornar um adulto mais organizado com seus compromissos.

Mas ainda há muitas dúvidas sobre como organizar a semana do filho. O momento da organização pode se tornar até algo divertido. O painel pode ser colorido e cheio de desenhos ou fotos. A criança precisa se interessar pelo assunto, então estimule sua criatividade e gostos.

As atividades complementares como balé, natação, música, futebol, entre outras, não podem ser um peso excessivo no dia-a-dia da criança. A sobrecarga de tarefas pode ser tão ruim ou até mesmo pior do que a falta delas. Por isso, estabeleça horários e limites para essas tarefas, como três vezes por semana e uma hora por dia. Se necessário, alterne entre as tarefas.

A hora da diversão não pode ser deixada de lado. Na agenda deve conter o espaço para as brincadeiras e descanso, principalmente no final de semana. Deixe os dois dias, sábado e domingo, o mais livre possível. Evite aulas ou obrigações nesses dias. O horário de dormir também precisa ser estipulado. Nada de horas na frente do computador ou da TV. Criança precisa dormir cedo e acordar cedo.

Essas são só algumas dicas para organizar a rotina do filho. A organização é fundamental e ajuda a formar a personalidade da criança.