Como acabar com o mau hálito

PUBLICIDADE

O mau hálito, ou halitose, como é chamado no meio médico, é aquele odor desagradável expelido pelas vias aéreas superiores. Suas causas são inúmeras e pode variar com o período do dia e a idade do indivíduo.

Todas as pessoas possuem mau hálito ao acordarem, este é chamado mau hálito matinal. Isso não é considerado um problema de saúde, pois é fisiológico, ou seja, ocorre normalmente em qualquer pessoa no período da manhã. Esse fato se dá devido a proliferação bacteriana que ocorre durante o sono, uma vez que a salivação é diminuída, diminuindo a eliminação das bactérias presentes na flora bucal.

Outra razão para sua ocorrência é a hipoglicemia que ocorre devido ao longo período de sono, no qual não há ingestão de alimento. O odor ocorre porque as bactérias liberam substâncias mal cheirosas enquanto fazem a respiração anaeróbica. A halitose matinal, pode ser combatida após a higiene bucal, com fio dental e escova de dentes. É importante, também, realizar a higienização da língua e após a primeira refeição da manhã, caso contrário, pode realmente ser considerada mau hálito.

PUBLICIDADE

Diagnóstico

O diagnóstico é facilmente feito pela história clínica e constatação do mau cheiro característico vindo da boca. Inicialmente  é importante eliminar as possibilidades de causas fisiológicas e halitose secundária a outras doenças.

A investigação inicial inclui o exame bucal, detalhado e o exame da  língua e da parte dentária, em busca de sinais de má higienização, gengivites e periodontite, além da saburra lingual.

Como se previne o mau hálito?

Para prevenir o mau hálito é necessário uma higiene bucal bem rigorosa e, também, um cuidado especial com a alimentação.

1. É importante evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho e cebola;

2. Dê preferência ao leite desnatado e ao queijo branco ou ricota;

3. Evite bebidas alcoólicas, fumo e medicamentos com cheiro acentuado.

PUBLICIDADE

4. Aumente a ingestão de alimentos ricos em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos. Essa medida auxilia na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes, na linha das gengivas, diminuído o mau hálito.

5. Beba bastante água e coma de três em três horas;

6. Capriche na higiene bucal. Os dentes devem ser bem escovados, principalmente após cada refeição.

7. Raspe e limpe a língua com raspadores específicos, a cada escovação de dentes, para a eliminação da saburra. O uso de fio dental e a realização de bochechos (com uma pitada de bicarbonato de sódio ou anti-sépticos bucais) melhoram significativamente este problema.

8. Estimule a produção de saliva com balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal.

É importante consultar periodicamente o dentista, principalmente para uma higienização mais profissional. Essa é a única forma de remover a placa bacteriana ou o acúmulo de tártaro na região inferior dos dentes.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.