Search

Como acabar com o mau hálito

O mau hálito é um problema que pode prejudicar até a vida social do indivíduo. Aprenda algumas dicas de como evitar esse desconforto.
Google plus

O mau hálito, ou halitose, como é chamado no meio médico, é aquele odor desagradável expelido pelas vias aéreas superiores. Suas causas são inúmeras e pode variar com o período do dia e a idade do indivíduo.

Todas as pessoas possuem mau hálito ao acordarem, este é chamado mau hálito matinal. Isso não é considerado um problema de saúde, pois é fisiológico, ou seja, ocorre normalmente em qualquer pessoa no período da manhã. Esse fato se dá devido a proliferação bacteriana que ocorre durante o sono, uma vez que a salivação é diminuída, diminuindo a eliminação das bactérias presentes na flora bucal.

Outra razão para sua ocorrência é a hipoglicemia que ocorre devido ao longo período de sono, no qual não há ingestão de alimento. O odor ocorre porque as bactérias liberam substâncias mal cheirosas enquanto fazem a respiração anaeróbica. A halitose matinal, pode ser combatida após a higiene bucal, com fio dental e escova de dentes. É importante, também, realizar a higienização da língua e após a primeira refeição da manhã, caso contrário, pode realmente ser considerada mau hálito.

Diagnóstico

O diagnóstico é facilmente feito pela história clínica e constatação do mau cheiro característico vindo da boca. Inicialmente  é importante eliminar as possibilidades de causas fisiológicas e halitose secundária a outras doenças.

A investigação inicial inclui o exame bucal, detalhado e o exame da  língua e da parte dentária, em busca de sinais de má higienização, gengivites e periodontite, além da saburra lingual.

Como se previne o mau hálito?

Para prevenir o mau hálito é necessário uma higiene bucal bem rigorosa e, também, um cuidado especial com a alimentação.

1. É importante evitar carne gordurosa, fritura, repolho, brócolis, couve-flor, alho e cebola;

2. Dê preferência ao leite desnatado e ao queijo branco ou ricota;

3. Evite bebidas alcoólicas, fumo e medicamentos com cheiro acentuado.

4. Aumente a ingestão de alimentos ricos em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos. Essa medida auxilia na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes, na linha das gengivas, diminuído o mau hálito.

5. Beba bastante água e coma de três em três horas;

6. Capriche na higiene bucal. Os dentes devem ser bem escovados, principalmente após cada refeição.

7. Raspe e limpe a língua com raspadores específicos, a cada escovação de dentes, para a eliminação da saburra. O uso de fio dental e a realização de bochechos (com uma pitada de bicarbonato de sódio ou anti-sépticos bucais) melhoram significativamente este problema.

8. Estimule a produção de saliva com balas sem açúcar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com um pouco de sal.

É importante consultar periodicamente o dentista, principalmente para uma higienização mais profissional. Essa é a única forma de remover a placa bacteriana ou o acúmulo de tártaro na região inferior dos dentes.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top