Você está em: MundoDasTribos > Hypes > Brasil > Descoberta Estrela Mil Vezes Maior que o Sol

Descoberta Estrela Mil Vezes Maior que o Sol

Existem incontáveis estrelas pelo universo. O que se sabe dessa imensidão escura até hoje é que tudo indica ser infinita. Com o passar do tempo novas descobertas estão sendo feitas. Corpos celestes estão sendo vistos e deslumbrados por sua beleza e raridade. É o que aconteceu com a nova estrela descoberta, que nada mais é do que mil vezes maior do que o Sol. O Sol é o que até hoje era conhecido de maior para nós humanos. Ela está na classe das “estrelas hipergigantes amarelas” e é incrivelmente imensa.

A hipergigante amarela, chamada pelos astrônomos de IRAS 17163-3907, está a 13 mil anos luz da Terra, a mais próxima vista até hoje. Ela brilha 500 mil vezes mais do que o Sol. É algo realmente grande e poderoso, o que não se esperava encontrar. A descoberta foi feita por Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO). Eles utilizaram o Very Large Telescope, um dos mais potentes do mundo.

Essa estrela maior que o sol vem dando o que falar. A imagem não é muito nítida, mas é a melhor conseguida de uma estrela como essa até hoje. Pelo seu formato, vem sendo chamada de “Nebulosa do Ovo Frito”. Ela já estava sendo detectada há algum tempo pelos aparelhos de infravermelhos dos pesquisadores, mas demorou para que percebessem que se tratava de uma hipergigante amarela, classe raríssima no universo. As imagens obtidas são as primeiras que mostram claramente o material que rodeia a estrela e revelam claramente duas conchas quase perfeitamente esféricas.

Se a nova estrela hipergigante amarela fosse colocada bem no meio do nosso Sistema Solar, só sua concha iria englobar todos os planetas. É realmente muito grande. A concha exterior, por exemplo, é 10 mil vezes maior do que a distancia da Terra e do Sol. As estrelas dessa classe estão numa constante evolução e recentemente isso parece estar mais nítido. É uma descoberta incrível para a astronomia que busca incansavelmente por corpos como esse.

A estrela gigantesca vem passando por constantes explosões. Com as explosões, a estrela já ejetou em algumas centenas de anos um pouco mais de 4 vezes a massa do Sol. O material ejetado durante estas explosões formou a extensa concha dupla da nebulosa, a qual é constituída por poeira rica em silicatos misturada com gás. Com essas eventuais explosões, há indicações de que a estrela sofrerá uma morte explosiva. Será uma das próximas explosões de supernova na nossa Galáxia.

As supernovas disponibilizam produtos químicos interessantes para o uso de muitos corpos celestes. A explosão da hipergigante amarela pode dar origem a outras estrelas de porte médio e outras menores.

 

Recomendado para você
Brasil

Terra Chat Cidades

Brasil

Como saber número Pis Pasep

Brasil

Tratamento Gratuito de Varizes

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *