Search

Derrame no olho: o que fazer?

Muitos indivíduos já apresentaram o quadro de derrame no olho. Saiba o que fazer diante dessa situação.
Google plus

É difícil encontrar alguém que nunca se deparou com uma pessoa com derrame ocular. A primeira impressão que se tem perante esse quadro, é que algo muito grave aconteceu. Entretanto, nem sempre isso é verdade. Para conhecer um pouco mais sobre algumas medidas a serem tomadas diante de uma situação como essa, confira algumas dicas a respeito.

O derrame no olho acomete uma parte significante da população.

Compreendendo o derrame ocular

O derrame ocular ou como conhecido no meio médico, o hipoasfagma, é o tipo mais comum de sangramento do olho. Ele, geralmente, ocorre na superfície do olho, entre a esclera (parte branca) e a conjuntiva (membrana fina e transparente que recobre a esclera).

Causas de derrame ocular

Na maior parte das vezes, não é possível identificar a causa exata do hipoasfagma, porém, sua maior prevalência está relacionada ao aumento súbito da pressão arterial, vômitos ou alteração da coagulação sanguínea. Já entre as causas mais raras incluem-se os cistos de conjuntiva, amiloidose conjuntival e tumores.

Sangramento superficial x sangramento intraocular

Antes de tudo, é preciso diferenciar esse tipo de sangramento externo ou superficial, com o intraocular. Este último está diretamente associado à lesão de retina, como a que ocorre no diabetes ou no trauma. É comum, entre os pacientes que apresentam sangramento intraocular, a queixa de alteração visual, que significa a necessidade de avaliação médica especializada o mais rápido possível.

Os picos hipertensivos são os principais fatores causadores de derrame ocular

Quadro clínico

Em geral, o paciente com sangramento ocular apresenta a seguinte manifestação:

  • Acorda e, ao olhar no espelho, percebe que o olho está muito vermelho, com cor de sangue;
  • Não apresenta alteração visual.

Como é realizado o tratamento?

O primeiro passo para realizar o tratamento adequado é procurar um atendimento médico especializado. Através dele, o oftalmologista obterá uma história clínica adequada para depois, avaliar o olho. Com o exame oftalmológico, o especialista excluirá um possível sangramento intraocular. Confirmado a presença de um derrame ocular, o indivíduo será acompanhado durante os dias seguintes, de modo a garantir que o sangue seja reabsorvido, sem sequelas.

Em geral ocorre na superfície do olho, entre a esclera e a conjuntiva

derrame ocular é uma entidade muito comum entre os indivíduos e, apesar de parecer um quadro grave, por chamar bastante atenção, é relativamente benigno. É importante ficar atento aos picos hipertensivos (o principal fator causador de derrame ocular). Entretanto, de modo geral, não há necessidade de tratamento específico, porque o sangue acaba sendo reabsorvido de forma natural, em poucos dias. Vale ressaltar que diante de sua manifestação, é preciso procurar um atendimento médico especializado o mais rápido possível.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. Francisca Franco Frazão
    Publicado em 29/12/2012 às 1:06 AM [+]

    Gostei das explicações sobre derrame ocular.
    Estou com uma prima muitíssimo preocupada por ter acontecido esse derrame no olho que já vinha fazendo umas aplicações por ter tido um aneurisma na retina. Estava com pouca visão. Agora aconteceu um derrame que escorreu bastante sangue pela face. Não está enxergando nada por esse olho. Ontem fez um procedimento que não sei explicar o que. Só sei que irá fazer uma cirurgia no olho na próxima semana. O médico falou que ela vai voltar a enxergar como estava antes.Com a mesma deficiência do aneurisma.
    A paciente é diabética. Mas, segundo ela, quando aconteceu, o médico verificou a pressão arterial que estava normal, a glicose, em 80. Tudo bem. Gostaria de saber mais sobre esse caso.
    Gostaria que me enviassem um e-mail.
    Muito grata,
    Francisca

  2. janderson s pereira
    Publicado em 03/09/2016 às 10:20 AM [+]

    bom dia.
    e pq aconteceu um acidente cm meu avo, ai ele perdeu a visao quase tudo, enxerga bem pouquinho.
    e o oftalmologista disse q ele ta cm uma bolha d sangue no fundo do olho, e ´e o mesmo problema nos dois olhos….
    vcs acha q tem como recuperar a visao dele…..
    muito obrigado, aguardo a resposta…….

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top