Menu

Saúde

Atualizado em 14 de outubro de 2012, às 8:20 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2

As chances de desenvolver diabetes tipo 2 podem ser minimizadas com o consumo de leite e alguns derivados, como iogurte e queijo branco.

Uma pesquisa realizada na Europa mostrou que os alimentos derivados do leite reduzem o risco de diabetes tipo 2. Este benefício acontece principalmente quando as pessoas incluem iogurte e queijo na dieta alimentar. Os resultados completos do estudo foram publicados no The American Journal of Clinical Nutrition.

527100 Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2 Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2Duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte por dia reduzem em 12% as chances de desenvolver diabetes tipo 2. (Foto:Divulgação)

Iogurte e queijo combatem diabetes

Para chegar à conclusão de que iogurte e queijo são aliados contra a diabetes, os pesquisadores analisaram 20 mil pessoas, que consumiam estes laticínios. Depois de avaliar e comparar as informações sobre a dieta alimentar de cada participante, concluiu-se que a ingestão de duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte por dia reduz em 12% as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

De acordo com os especialistas, o queijo contém um tipo de gordura que faz bem para a saúde, enquanto o iogurte é rico em bactérias probióticas, que agem em benefício do funcionamento do intestino e diminui a incidência de problemas cardiovasculares.

O leite age na prevenção de diabetes

Outros estudos reforçam a afirmação feita pela pesquisa europeia. Um trabalho realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, associou o leite e seus derivados ao risco de diabetes em mulheres.

527100 Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2 1 Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2As chances de não desenvolver diabetes tipo 2 são maiores em quem consome leite. (Foto:Divulgação)

Depois de analisar os dados de 37 mil participantes, os pesquisadores descobriram que aquelas que tinham o costume de ingerir laticínios apresentaram uma queda de 43 % no risco de diabetes tipo 2, em comparação com as pessoas que não bebem leite.

Os especialistas recomendaram, então, o consumo de 3 porções de leite desnatado ou livre de gordura por dia. Cada copo de leite normalmente fornece oito gramas de proteína de alta qualidade, além de cálcio e vitamina D.

Nos Estados Unidos, adequar a dieta alimentar para combater diabetes tipo 2 tem se tornado uma medida muito importante para a saúde, já que a doença afeta 25,8 milhões de pessoas, isto é, 1 em cada 10 americanos.

Saiba mais: Café descafeínado combate diabetes tipo 2

Os benefícios dos derivados do leite

527100 Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2 3 Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2O leite oferece muitos outros benefícios para a saúde. (Foto:Divulgação)

Além de minimizar as chances de diabetes tipo 2, o leite e seus derivados também contribuem com a saúde em outros aspectos. Embora estes alimentos tenham nutrientes benéficos para o organismo, é importante tomar muito cuidado com a escolha, pois existem laticínios ricos em gorduras, como é o caso da manteiga e do queijo amarelo.

Veja quais são os benefícios do leite:

- Mantém os ossos fortes e previne doenças ósseas;

- Estimulam o funcionamento ideal do intestino;

- Contribuem com o controle da pressão;

- Ajudam na perda de peso.

Veja também: Leite: saiba quais seus benefícios

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.