Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Derivados do leite reduzem risco de diabetes tipo 2

As chances de desenvolver diabetes tipo 2 podem ser minimizadas com o consumo de leite e alguns derivados, como iogurte e queijo branco.

Uma pesquisa realizada na Europa mostrou que os alimentos derivados do leite reduzem o risco de diabetes tipo 2. Este benefício acontece principalmente quando as pessoas incluem iogurte e queijo na dieta alimentar. Os resultados completos do estudo foram publicados no The American Journal of Clinical Nutrition.

Duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte por dia reduzem em 12% as chances de desenvolver diabetes tipo 2. (Foto:Divulgação)

Iogurte e queijo combatem diabetes

Para chegar à conclusão de que iogurte e queijo são aliados contra a diabetes, os pesquisadores analisaram 20 mil pessoas, que consumiam estes laticínios. Depois de avaliar e comparar as informações sobre a dieta alimentar de cada participante, concluiu-se que a ingestão de duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte por dia reduz em 12% as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

De acordo com os especialistas, o queijo contém um tipo de gordura que faz bem para a saúde, enquanto o iogurte é rico em bactérias probióticas, que agem em benefício do funcionamento do intestino e diminui a incidência de problemas cardiovasculares.

O leite age na prevenção de diabetes

Outros estudos reforçam a afirmação feita pela pesquisa europeia. Um trabalho realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, associou o leite e seus derivados ao risco de diabetes em mulheres.

As chances de não desenvolver diabetes tipo 2 são maiores em quem consome leite. (Foto:Divulgação)

Depois de analisar os dados de 37 mil participantes, os pesquisadores descobriram que aquelas que tinham o costume de ingerir laticínios apresentaram uma queda de 43 % no risco de diabetes tipo 2, em comparação com as pessoas que não bebem leite.

Os especialistas recomendaram, então, o consumo de 3 porções de leite desnatado ou livre de gordura por dia. Cada copo de leite normalmente fornece oito gramas de proteína de alta qualidade, além de cálcio e vitamina D.

Nos Estados Unidos, adequar a dieta alimentar para combater diabetes tipo 2 tem se tornado uma medida muito importante para a saúde, já que a doença afeta 25,8 milhões de pessoas, isto é, 1 em cada 10 americanos.

Saiba mais: Café descafeínado combate diabetes tipo 2

Os benefícios dos derivados do leite

O leite oferece muitos outros benefícios para a saúde. (Foto:Divulgação)

Além de minimizar as chances de diabetes tipo 2, o leite e seus derivados também contribuem com a saúde em outros aspectos. Embora estes alimentos tenham nutrientes benéficos para o organismo, é importante tomar muito cuidado com a escolha, pois existem laticínios ricos em gorduras, como é o caso da manteiga e do queijo amarelo.

Veja quais são os benefícios do leite:

– Mantém os ossos fortes e previne doenças ósseas;

– Estimulam o funcionamento ideal do intestino;

– Contribuem com o controle da pressão;

– Ajudam na perda de peso.

Veja também: Leite: saiba quais seus benefícios

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL