Menu

Notícias

Atualizado em 2 de julho de 2012, às 12:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Dentes do bebê: cuidados

Os dentes dos bebês necessitam de cuidados especiais. Saiba o que fazer e confira dicas de como proceder com a higiene oral, garantindo mais saúde ao pequenino.
477834 dentes dos bebes Dentes do bebê: cuidadosOs primeiros dentes a nascerem são da frente, na gengiva inferior

Os dentes dos bebês necessitam de cuidados especiais. Para garantir a saúde bucal do pequenino e evitar problemas futuros, confira dicas imperdíveis sobre o assunto e saiba como proceder para garantir mais qualidade de vida para a criança.

Quando os dentes costumam nascer e quais cuidados tomar

Os primeiros dentes a nascer costumam ser os da frente, na gengiva inferior. Em geral, três semanas depois nasce o segundo, também na gengiva inferior. O processo se dá entre o sexto mês e o primeiro ano de vida.

Nessa situação é preciso que se tome um cuidado extra na hora de higienizar a cavidade oral, pois a gengiva costuma ficar bastante sensível e dolorida, necessitando de uma limpeza extremamente delicada.

Deixar de limpar por medo de machucar a criança é um erro comum entre os pais e que pode trazer vários prejuízos, uma vez que o ato de limpar diminui o risco de infecção na região, além de que, com a limpeza sucessiva, a gengiva sobre a região do dente se torna cada vez mais delgada, facilitando sua erupção.

Veja dicas de como aliviar a dor de dente em bebês.

Quando começar a limpar

É recomendado que, antes mesmo do primeiro dentinho nascer, seja realizada a higiene da cavidade oral do pequeno, para que ele vá se acostumando com os hábitos de limpeza. O processo pode ser realizado com uma gaze ou fralda limpa, que deve ser envolvida no dedo indicador da mãe e molhada em água filtrada. Em seguida é só proceder a limpeza de toda cavidade oral.

477834 higiene bucal boca de bebe limpeza capitao cegonha 1 Dentes do bebê: cuidados
A limpeza pode ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada

Quando começar a usar escova dental

Enquanto os dentes do bebê ficarem restritos à região anterior, onde os dedos da mãe alcançam, é possível fazer a limpeza só com o pedaço de gaze ou paninho. Entretanto, quando os dentinhos posteriores começam a nascer, é hora de introduzir a escova dental, para garantir a limpeza de todos os locais necessários.

Qual escova e creme dental usar

É importante que a primeira escova tenha cerdas bem macias e cabeça pequena, para que não machuque a criança e permita alcançar os lugares mais difíceis. Uma dica é conferir na embalagem a idade indicada para uso. O momento certo de trocar a escova é depois de três meses, ou quando as cerdas começarem a se separar.

Os dentes permanentes surgem por volta dos 6 anos de idade e até esse momento o creme dental que deve ser usado é o que seja livre de flúor. Como na maioria das cidades a água é fluoretada, essa medida acaba prevenindo o excesso de flúor, além de que os riscos decorrentes da ingestão do produto são menores.

Veja dicas para garantir a saúde bucal das crianças.

A maneira correta de escovar os dentes

A quantidade de creme dental deve ser mínima, sendo o suficiente apenas para cobrir as cerdas da escova (equivalente a meio grão de ervilha, apenas). Cada dente deve ser escovado individualmente, fazendo movimentos circulares suaves, especialmente na região onde se encontram com a gengiva. Depois é só se certificar que a criança cuspiu todo o excesso do produto e enxaguar.

 Dentes do bebê: cuidados
A escova deve ter cerdas macias e cabeça pequena

As visitas ao dentista podem começar assim que o primeiro dente nascer, para que a saúde do bebê seja acompanhada de perto e possíveis dúvidas dos pais sejam esclarecidas. Uma dica para fazer o pequenino ir se acostumando com a situação é levá-lo ao dentista todas as vezes que os pais ou responsáveis tiverem uma consulta agendada.

Saiba mais sobre os cuidados que devem ser tomados com os dentes de leite.