Menu

Notícias

Atualizado em 6 de março de 2012, às 11:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dente quebrado: o que fazer

Acidentes não podem ser previstos, mas o sorriso pode ter solução. Confira as dicas em caso de fratura nos dentes.
404366 DENTE QUEBRADO Dente quebrado: o que fazerSaiba o que fazer quando quebrar um dente.

Um tombo, uma batida de bicicleta, um choque nos esportes ou um acidente qualquer, podem provocar quebra de um dente ou fratura de uma raiz. Os casos de trauma por algum tipo de impacto no dente apresentam sempre melhores alternativas de tratamento quando atendidos imediatamente, salvo nos casos em que o dentista constatar menor gravidade e entender desnecessário o tratamento cirúrgico.

Em qualquer uma destas situações, procure contato imediato com seu dentista, para que ele o auxilie no que for possível. Já nos casos de acidentes mais graves, com presença de muita dor, pode-se procurar um pronto socorro, para que um cirurgião de cabeça e pescoço avalie o caso.

Tipos de fratura no dente

Há vários tipos de fraturas dentárias e o tratamento para cada uma depende de onde se localiza o dente quebrado. Se for por baixo da linha óssea, geralmente extrai-se o dente e coloca-se um implante no lugar.

Se a fratura for acima da linha óssea o dente tem que ser desvitalizado devido a intensa dor que causa. Além disso, ele será reconstruído e terá uma nova coroa. Se a fratura for apenas do esmalte, poderá ser reconstruída apenas com compósitos. O importante é substituir ou tratar o dente quebrado.

404366 Em caso de quebra do dente procure o seu dentista imediatamente Dente quebrado: o que fazerEm caso de quebra de dente procure o seu dentista imediatamente.

Tratamento para os dentes quebrados

  • Restauração em resina

As restaurações em resina, também conhecidas como restaurações brancas, são muito utilizadas atualmente, principalmente em casos de fraturas leves nos dentes. Já que os dentistas têm em mãos uma gama de cores de resina que reproduzem a cor dos dentes com perfeição. Devido às características do material, não podem ser utilizadas em restaurações muitos extensas.

  • Reimplante dentário

É o único tratamento para traumas mais agressivos, que nada mais é do que a recolocação do próprio dente no alvéolo. Além de muito simples, se for realizado de maneira adequada obtêm sucesso em 90% dos casos.

Dicas em caso de quebra dos dentes

  • Permaneça calmo;
  • Localize o dente;
  • Segure o dente pela coroa e nunca pela raiz;
  • Não faça a limpeza do dente, nem escovando nem usando qualquer agente de limpeza;
  • Se não houver qualquer fratura, tente recolocar o dente no lugar. Porém, se não for possível:
    • Mantenha o dente úmido num copo com soro fisiológico ou leite.
    • Se a hidratação não for possível, o dente deve ser colocado na boca junto à bochecha ou embaixo da língua.
  • Procure o dentista imediatamente, de preferência em até 30 minutos.
404366 3 Dente Quebrado Dente quebrado: o que fazerÉ preciso evitar os riscos de quebrar os dentes.

A perda de um dente fatalmente acarretará alterações físicas e emocionais devido à quebra da harmonia do sorriso. É muito importante que você freqüente um dentista regularmente e que tenha uma relação de confiança com o profissional para que tenha a quem recorrer imediatamente após um acidente. Lembre-se de estar sempre em dia com a sua saúde bucal.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.