Menu
Você está em: MundoDasTribos > Definidas Regras para Criação de Cursos de Medicina

 

O Ministério da Educação (MEC) determinou novas regras para a criação de novos cursos de medicina.

Para que o curso seja liberado ou aprovado, e necessário ser criado de preferência por instituições nas quais haja oferta de outros cursos bem avaliados na área da saúde; integrar-se ao sistema local e regional de saúde (SUS); disponibilizar número de vagas de acordo com a qualificação do corpo docente; possuir infra-estrutura mínima para os três primeiros anos do curso; possuir hospital de ensino próprio ou conveniado por pelo menos 10 anos na mesma localidade da instituição e ter um núcleo de docentes com dedicação preferencial ao curso.

O objetivo dessas novas regras possibilitara que o MEC coopere na melhoria efetiva da qualidade do ensino médico.

 

Definidas as regras para a criação dos cursos de medicina. (Foto: divulgação)

Regulamentação e fiscalização das novos cursos de medicina

Já havia sido anunciado que a regulamentação e a fiscalização de novos cursos de medicina sofreriam mudanças e que estas seriam mais rígidas.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serviu como referência para essas mudanças. O ministério da Educação visa que após a criação das novas regras exista a criação de novos cursos de medicina em universidades federais e também o aumento do número de vagas para os cursos que já existem. A nova proposta faz parte do programa Mais Médicos, de acordo com o texto o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ser o elemento central do projeto pedagógico da criação dos novos cursos.

Hoje o país conta com 42 universidades federais oferecendo o curso de medicina, ao todo o Brasil tem 59 universidades federais e mais quarto que foram criadas pela presidente Dilma neste ano.

Novas regras para os cursos de medicina

Ao criar um curso de medicina a universidade deve apresentar ao ministério três documentos:

*Projeto pedagógico;

*Perfil dos professores;

*Projeto de infraestrutura.

Após a aprovação dos documentos a universidade receberá diversas visitas da comissão especial criada pelo MEC para avaliar as escolas médicas. Sendo a primeira na fase de implantação do curso e as demais todo ano até que o curso tenha oferecido 50% da carga horária total para a primeira turma.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL