Tecnologia

Deficientes visuais terão imagens descritas pelo Facebook

Por Isah

Deficientes visuais terão imagens descritas pelo Facebook. Isso mesmo! A maior rede social do mundo está se adequando as necessidades dos portadores de deficiências físicas e incluindo novos recursos na sua plataforma. Leia a matéria e saiba mais detalhes sobre a novidade.

Deficientes visuais terão imagens descritas pelo Facebook. (Foto Ilustrativa)
Deficientes visuais terão imagens descritas pelo Facebook. (Foto Ilustrativa)

O Facebook é um site gigantesco, que reúne mais de 1 bilhão de usuários de todas as partes do planeta. A rede social criada por Mark Zuckerberg permite publicar fotos, mensagens de texto e vídeos, além do que oferece chat online e grupos. Para tornar a plataforma mais acessível, os desenvolvedores do Facebook resolveram implementar um recurso capaz de descrever as imagens postadas pelos usuários.

Leia mais: Facebook como descobrir quem te excluiu

Deficientes visuais terão imagens descritas pelo Facebook

Deficientes visuais terão imagens descritas pelo Facebook. Essa nova tecnologia promete simplificar, e muito, o dia-a-dia das pessoas com algum tipo de deficiência na visão.

A maior parte do conteúdo postado pelos usuários do Facebook é composta por fotos. A usabilidade da rede, portanto, se tornava bem limitada para os cegos ou pessoas com algum problema de visão avançado. Agora o Facebook quer mudar essa realidade, disponibilizando um recurso de inteligência artificial.

O novo recurso vai utilizar inteligência artificial. (Foto Ilustrativa)
O novo recurso vai utilizar inteligência artificial. (Foto Ilustrativa)

Como vai funcionar a nova tecnologia?

Os deficientes visuais poderão acompanhar o feed de notícias com mais facilidade, graças a uma ferramenta de descrição de imagens. Até o momento, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos, para quem tem iPhone.

O recurso, desenvolvido a partir de inteligência artificial, oferece ao usuário a possibilidade de obter informações sobre as fotos publicadas pelos amigos na linha do tempo. Antes do recurso ser criado, o Facebook apenas informava por voz que uma determinada pessoa publicou uma imagem.

Saiba mais: Facebook lança aplicativo para leitura de notícias

O Facebook está fazendo milhares de testes com o novo recurso de usabilidade. A ideia é que a pessoa com deficiência visual entenda o contexto da imagem. A descrição sonora será simples, direta e fácil de compreender. Exemplo: duas pessoas, sorrindo, no bar. O recurso de inteligência digital está sendo aperfeiçoado para conseguir reconhecer primeiro as pessoas da foto, depois os objetos e por último o fundo.

O deficiente poderá ouvir uma descrição detalhada de cada foto publicada. (Foto Ilustrativa)
O deficiente poderá ouvir uma descrição detalhada de cada foto publicada. (Foto Ilustrativa)

De acordo com os desenvolvedores da companhia, o recurso de acessibilidade estará disponível para outros países e em diferentes idiomas nas próximas semanas. A novidade contempla apenas aparelhos iOS e não há previsão para o lançamento de uma versão para o sistema operacional Android.

Veja também: Social commerce: como vender pelo Facebook

Deficientes visuais terão imagens descritas pelo Facebook. Com esse recurso, a rede social mais famosa do mundo dará um show de acessibilidade. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre tecnologia.

 

Recomendado para você
Serviços

Teste Copel Velocidade

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *