Menu

Decoração

Atualizado em 16 de dezembro de 2011, às 19:11 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decorar usando a cor lilás – ideias

Mística, artística e delicada, o lilás é uma cor que consegue transformar a decoração tanto da casa como de um casamento.
356902 Decorar usando a cor lil%C3%A1s %E2%80%93 ideias 1 Decorar usando a cor lilás   ideiasQuarto de bebê na cor branco e lilás

Suave e delicado, o lilás tem feito sucesso na decoração. A cor costuma ser associada ao universo feminino ou mesmo ao estilo romântico, mas o fato é que ela pode atuar de diferentes maneiras no visual da casa. Quarto, sala, cozinha, banheiro, hall de entrada e outros cômodos são beneficiados com esse tom claro de roxo.

Também chamado de púrpura ou violeta, o lilás se apresenta como uma cor espirituosa e capaz de transformar os espaços. A tonalidade pode se apresentar nos acessórios de decoração ou mesmo no revestimento vertical, que exibe uma parede lilás em contraste com as outras brancas. Enfim, há inúmeras formas de trabalhar com o lilás na decoração.

 O significado do lilás

O lilás está associado ao misticismo e consegue reforçar a intuição das pessoas. A cor desperta sentimentos nobres e também serve de estímulo para o lado artístico. Lealdade e caridade são fatores que recebem estímulos do lilás, por isso o tom está muito associado ao mundo metafísico.

Na paleta de cores, o lilás se apresenta como um tipo de roxo que tende para o azul, sendo perfeito para quem acredita nas energias cósmicas. Outros sentimentos que podem ser associados ao lilás: respeito, dignidade, devoção e transformação. Pelas características típicas de cores frias, o tom é perfeito para decorar lugares de descanso e meditação.

Usando o lilás na decoração

Lilás no quarto

356902 Decorar usando a cor lil%C3%A1s %E2%80%93 ideias Decorar usando a cor lilás   ideiasQuarto adolescente decorado com lilás

A cor reforça a delicadeza e feminilidade quando inserida no quarto. Normalmente, a cor se apresenta como a favorita das pré-adolescentes que mudam radicalmente a aparência das paredes para acompanhar a entrada de uma nova fase. O romantismo também é ressaltado pelo lilás devido à serenidade, por isso é a opção perfeita para quem está cansado do rosa.

No quarto de criança, o lilás exerce um efeito delicado e aconchegante, ajudando a reduzir problemas como a insônia. Caso a intenção não seja exatamente mudar as paredes, o lilás pode marcar presença no cômodo através de acessórios como colcha, tapete, cortina e luminária.

Lilás na sala

356902 Decorar usando a cor lil%C3%A1s %E2%80%93 ideias 3 Decorar usando a cor lilás   ideiasO lilás deixa a sala de estar aconchegante e delicada

A sala de estar é um espaço de convívio, por isso a cor pode trazer boas energias e deixar a decoração suave. Uma das paredes que compõem o cômodo pode estar pintada de lilás e até mesmo texturizada para ter um efeito mais bonito. Outra sugestão é usar almofadas, cortinas ou papel de parede na cor lilás.

Lilás no casamento

356902 Decorar usando a cor lil%C3%A1s %E2%80%93 ideias 2 Decorar usando a cor lilás   ideiasO lilás está se tornando cada vez mais presente na decoração de casamento

Nos casamentos modernos, o lilás tem ganhado destaque sendo combinado ao branco para dar forma a uma decoração romântica. O efeito é bem bonito e transforma tanto o visual da cerimônia como também da festa.