Menu

Decoração

Atualizado em 18 de dezembro de 2012, às 13:27 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decorar sala pequena com escada

Inserir uma escada em um ambiente pequeno pode dificultar a organização do projeto de decoração. Confira dicas e resolva esse tipo de problema.

Muitas pessoas que possuem casas pequenas ficam com medo de ousar na decoração e acabam perdendo a oportunidade de criar um ambiente mais aconchegante e cheio de harmonia. O problema é ainda maior quando a casa possui mais de um andar e as opções de espaço para colocar a escada são escassas. Acabe com várias dúvidas sobre o assunto e confira dicas de como decorar sala pequena com escada.

Conheça os modelos de escadas para casas pequenas.

554543 Espaços pequenos podem ser valorizados com escadas. Decorar sala pequena com escadaEspaços pequenos podem ser valorizados com escadas. (Foto: divulgação)

Otimização do espaço

Valorizar cada centímetro do ambiente é muito importante, especialmente em casas com metragem menor. A primeira opção é escolher modelos de escada que ocupe o mínimo de espaço possível. Infelizmente, muitas pessoas se esquecem de que em baixo da escada há uma ótima oportunidade para encontrar mais espaço, e a segunda opção seria escolher modelos que podem servir para diferentes fins.

O foco é saber escolher a escada certa, capaz de conferir todo o espaço adicional necessário e que venha de encontro com as necessidades dos moradores. Algumas opções podem ser a construção de escadas vazadas, em espiral, que mantém o ambiente arejado e economizam espaço, ou escadas tradicionais de cimento, onde embaixo se pode construir um pequeno quarto, prateleiras para criar uma estante exclusiva ou embutir a TV.

Escadas para espaços pequenos

Confira as vantagens e desvantagens dos principais tipos de escada recomendadas na decoração de ambientes pequenos:

  • Escada em espiral

Esse modelo de escada é a preferida de quem não dispõem de muito espaço e quer manter o ambiente clean. Uma dica para manter a luminosidade e boa circulação do ar ambiente é optar por modelos vazados, como os de ferro. Pessoas que curtem um visual minimalista podem gostar das escadas em espiral que não possuem corrimão, capaz de conferir um toque extra de sofisticação, mas que pode ser muito perigosa em casas com crianças ou idosos.

554543 Escadas sem corrimão são sofisticadas porém perigosas. Decorar sala pequena com escadaEscadas sem corrimão são sofisticadas, porém perigosas. (Foto: divulgação)

Veja modelos e fotos de escadas caracol.

Uma desvantagem desse tipo de escada é que o ângulo de subida é bastante íngreme e a pessoa pode se cansar, caso tenha que fazer o percurso várias vezes no dia. Outro fator a ser considerado é que o local de instalação não poderá ser utilizado para mais nada.

  • Escada de tijolos

A escada tradicional de tijolos e cimento é bastante interessante para quem não deseja apenas economizar espaço e pretende ampliar a área de uso. O espaço abaixo da escada pode ser utilizado para os mais diversos fins, como a criação de um bar, mini escritório, estante embutida ou até um lavabo. A desvantagem desse tipo de escada é que é necessário construí-la sempre junto de uma parede, que deve ter um bom comprimento para que a escada não fique íngreme demais.

Veja dicas para ter uma escada segura.

O importante é manter a calma para fazer as escolhas certas e não deixar de apostar em uma bela decoração de ambientes pequenos. Com ideias criativas é possível utilizar escadas de uma forma inteligente, de forma a poupar e até mesmo criar mais espaço utilizável.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.