Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração > Decorando Quartos Com Móveis Antigos

Decorando Quartos Com Móveis Antigos

Por Isah

Os móveis antigos adicionam um efeito especial na decoração, reforçando uma proposta retrô. A principal busca ao transformar um determinado ambiente é de deixá-lo mais confortável e charmoso, inovando mobília, acessórios e até mesmo revestimento para conseguir esses resultados.

Encontrados a venda nas lojas de antiguidades, os móveis retrô possuem traços clássicos e normalmente são fabricados com materiais resistentes. Nem todos os móveis antigos seguem o mesmo perfil, como é o caso da diferença entre a mobília vintage com a provençal. Na hora de selecionar os móveis para uma composição é necessário ficar atento a esse aspecto.

Tanto o quarto de casal como o quarto de solteiro pode ser decorado com móveis antigos. O clima nostálgico é aconchegante, mas o morador também tem a opção de mesclar estilo, combinando dessa forma o vintage ao moderno. Os moveis antigos também podem assumir outras funções dentro de um ambiente e se transformarem em verdadeiras referências para o design.

A decoração com móveis antigos no estilo vintage recupera busca inspiração nas décadas de 60 e 50. As idéias exaltam os detalhes e trazem a tona também as características de um estilo romântico, mais delicado. No que diz respeito ao mobiliário, vale a pena apostar num roupeiro antigo e numa penteadeira com traços vintage. As poltronas que foram sucesso em décadas passadas também representam um tipo de mobiliário interessante para decorar quarto.

O quarto vintage, principalmente o feminino, tem um visual agradável e consegue representar com personalidade o gosto do morador. Além dos móveis com traços antigos, também é necessário se preocupar com as combinações dentro do espaço, em especial no que diz respeito às estampas e acessórios.

Num projeto retrô-moderno, por exemplo, a decoração incorpora os móveis antigos de forma contida e procura adaptá-los a um aspecto moderno da decoração. Os móveis antigos vintage, restaurados ou não, possuem como principal característica os pezinhos, como revela algumas poltronas estampadas. Adesivos e pôsteres de personalidades que marcaram as décadas de 50 e 60 também ajudam a montar uma atmosfera nostálgica. Daí a combinação desse acabamento depende do gosto de cada um.

Busque também nos acessórios uma forma de enfatizar o clima de nostalgia da decoração. Os espelhos com molduras e cortinas estampadas contribuem principalmente com a montagem de um “quarto de princesa”.

O estilo provençal é uma idéia para quem deseja decorar o quarto com móveis antigos. O ambiente se torna tranqüilo e harmonioso com os elementos do estilo e transmite elegância. O provençal busca em sua inspiração na França do século XVIII e representa uma das propostas de decoração mais calmas e acolhedoras. Os móveis na cor branca e com traços clássicos são referências para o estilo. As estampas florais típicas da decoração podem ser lembradas através do estofado da poltrona.

Os móveis não atuam sozinhos na decoração, por isso é importante combiná-los aos acessórios. No estilo provençal, por exemplo, a mobília toda branca fica completa com a charmosa estampa Toile de Jouy, característica da antiga Provença. Esse acabamento pode estar expresso no jogo de cama, nas cortinas ou nas almofadas.

O mix de tendências passadas consegue transformar um determinado ambiente, principalmente se ele for um quarto. O restante da casa não precisa seguir a mesma proposta, mas é necessário buscar um equilíbrio entre os elementos. A decoração retrô para o quarto pode ser minimista ou um pouco mais rebuscada, tudo depende do orçamento disponível para comprar os móveis e outros elementos. Caso a mobília seja mesmo muito antiga, o recomendado é buscar serviços de restauração para não prejudicar a decoração.

Recomendado para você
Decoração

Portas de Madeira com Vidro para Sala

Decoração

Chuveiros Elétricos Econômicos

Decoração

Como Fazer Papel de Parede em Casa?

Decoração

Decoração rústica para churrasqueiras

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *