Menu

Decoração

Atualizado em 16 de janeiro de 2013, às 8:01 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração verde esmeralda: dicas, fotos

O verde-esmeralda é a cor de 2013. Aprenda como trabalhar com este tom na decoração da casa.

A Pantone, conhecida internacionalmente como a autoridade global das cores, informou que 2013 será o ano do verde-esmeralda. Esta escolha vai influenciar as tendências de beleza, moda e também de decoração. A tonalidade de verde que está em alta tem a difícil missão de substituir o Tangerine Tango, que fez sucesso no mundo todo como a cor de 2012.

566802 Decoração verde esmeralda dicas fotos 1 Decoração verde esmeralda: dicas, fotosParedes pintadas de verde-esmeralda. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Verde-esmeralda será a cor de 2013

O poder do verde-esmeralda

De acordo com Leatrice Eiseman, diretora-executiva da Pantone, o verde-esmeralda transmite a ideia de claridade, juventude e renovação, fatores que são muito importantes para o mundo de hoje. Ela também defendeu o conceito de que a cor é a expressão da natureza abundante e que faz muito bem ao olho humano.

O verde por si só é uma cor que favorece o equilíbrio e a harmonia. O tom tem o incrível poder de aliviar a tensão e o estresse do dia a dia, além de favorecer a sensação de bem-estar. A cor também está associada à autoestima, ao relaxamento, à liberdade e à fluidez da vida.

O verde traz muitos benefícios para a decoração de um ambiente, mas ele não deve ser usado sozinho ou exageradamente. Qualquer erro neste sentido pode deixar o espaço estático e repousante demais.

566802 Decoração verde esmeralda dicas fotos 5 Decoração verde esmeralda: dicas, fotosO verde-esmeralda transmite a ideia de claridade, juventude e renovação. (Foto:Divulgação)

O poder do verde se torna ainda maior na sua tonalidade esmeralda. Como a cor remete a uma pedra preciosa, ela passa a estar relacionada à sofisticação e ao luxo. Desta forma, uma casa decorada com verde-esmeralda se torna mais requintada e majestosa.

Dicas para usar verde-esmeralda na decoração

O verde-esmeralda é uma tendência do universo fashion, mas que também pode servir de inspiração para decorar a casa com bom gosto e criatividade em 2013. Veja a seguir algumas dicas:

Revestimento verde-esmeralda
Se os moradores desejam colocar a cor de 2013 em evidência na decoração, eles devem investir no revestimento vertical. Existe a possibilidade de trabalhar com uma pintura texturizada usando tinta verde-esmeralda, em todas as paredes ou apenas uma parte. O acabamento com pastilhas de vidro também é uma opção interessante.

Quando o ambiente ganha paredes pintadas de verde-esmeralda, é importante que o mobiliário seja mais discreto, sem estampas e com uma única cor neutra.

566802 Decoração verde esmeralda dicas fotos 9 Decoração verde esmeralda: dicas, fotosUm móvel verde-esmeralda tem destaque na decoração. (Foto:Divulgação)

Móveis verde-esmeralda
Um móvel pode obter destaque na decoração se ele for pintado de verde-esmeralda, como é o caso de uma cômoda antiga. A cor também pode aparecer no estofado de poltronas, sofás e cadeiras. Ao apostar em nuances mais abertos, o morador consegue proporcionar um frescor sutil para o ambiente.

Objetos decorativos verde-esmeralda
Se a objetivo é fazer o verde-esmeralda aparecer na decoração através dos detalhes, então vale a pena apostar nos objetos decorativos, como garrafas de vidro, vasos, luminárias, almofadas, cortinas, tapetes, utensílios domésticos, entre outros.

Observação: seja qual for o modo escolhido para trabalhar com a cor verde-esmeralda, é importante não exagerar no uso em um único ambiente, caso contrário a decoração fica sobrecarregada e enjoativa.

Veja também: Decoração com a cor verde

Fotos de decoração com verde esmeralda

Veja a seguir fotos de decoração com verde esmeralda: