Bem Estar

Decoração rústica para cozinha: dicas, objetos, fotos

Por Isah
A cozinha rústica preserva um clima acolhedor do campo.

A cozinha com decoração rústica procura incorporar as características das casas de campo, aumentando a sensação de conforto e aconchego. Para valorizar o estilo predominante, o ambiente procura valorizar determinadas cores, materiais, objetos, estampas e móveis.

Considerada um dos espaços mais importantes da casa, a cozinha reúne os moradores para preparar os alimentos, conversar e fazer as refeições. Hoje o cômodo já pode ser classificado como uma ala de convívio na residência, servindo de convite para todos.

Quando o estilo rústico é trabalhado na decoração da cozinha, a proposta do ambiente se torna ainda mais intensa, charmosa e acolhedora. A ideia consiste basicamente em transferir o clima de rusticidade da fazenda para dentro da divisão, valorizando uma espécie de regresso às origens e o estímulo ao natural.

Dicas para decorar a cozinha rústica

Utensílios da cozinha contribuem com a decoração rústica.

A cozinha rústica combina com móveis de madeira maciça, ou seja, aqueles que exibem o aspecto natural da matéria-prima. Desta maneira é possível incluir armário, bancada, mesa e cadeiras com traços mais antiquados e clássicos.

A paleta de cores rústicas valoriza principalmente a força dos tons terrosos, do branco sujo, do bege e dos tons pastéis claros. Com relação às estampas que aparecem nos têxteis, destacam-se o xadrez, o floral e as listras. Para valorizar o típico clima da vida no campo, todos os elementos que compõem a cozinha procuram retratar um pouco do estilo country.

O estilo rústico traz à tona a estética das casas interioranas, por isso vale a pena apostar no revestimento com ladrilhos hidráulicos. No caso das paredes, é interessante trabalhar com um painel de azulejos antigos, reproduzindo desta forma mais uma característica da decoração rústica.

Os detalhes são muito importantes para completar a decoração rústica, por isso a cozinha deve valorizar a variedade de objetos que reproduzem o clima campestre. Os utensílios domésticos vintage fazem grande sucesso neste contexto, sendo usados para cozinhar ou para enfeitar o ambiente.

No caso das panelas, por exemplo, ao invés de serem armazenadas no armário, podem ficar suspensas através de suportes e contribuir com o visual rústico. A simplicidade da vida no campo pode ser abordada na decoração através dos objetos artesanais, que aparecem de forma sutil na cozinha, sem interferir na funcionalidade do cômodo.

Para deixar a estética mais delicada e romântica, use um recipiente típico da cozinha (chaleira ou bule, por exemplo), para fazer um arranjo com flores. Sem poluir o ambiente com um perfume muito forte.

O estilo rústico não precisa reinar absoluto na decoração, seus elementos também podem ser combinados a uma proposta moderna a partir do momento em que o projeto explora a criatividade e o bom gosto.

Fotos de cozinha rústica

Recomendado para você

Bem Estar

Passagens Aéreas com Desconto Para Idosos

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Botas femininas inverno 2017

Bem Estar

Cama de Casal, escolha a cama ideal para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *