Menu

Decoração

Atualizado em 22 de dezembro de 2011, às 8:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração rústica para apartamento

O rústico é responsável por fornecer uma sensação de aconchego e reforça o aspecto natural dos materiais.
360664 Decoração rústica para apartamento Decoração rústica para apartamentoA madeira ajuda a compor um ambiente rústico.

Por muito tempo as opções para decorar apartamento foram limitadas, mas atualmente esse perfil está sendo superado. Os elementos rústicos já invadem a decoração do apê, com materiais robustos, estampas, cores vivas e plantas. A ideia se resume em aumentar o clima de aconchego e deixar as pessoas bem à vontade.

A decoração rústica sempre esteve associada a casa no campo e a vida rural. Mas, de um tempo para cá, os apartamentos estão conseguindo se apropriar de novos materiais e tendências, além de invadir o cenário urbano com uma proposta de charme, conforto e sustentabilidade.

O rústico presente em cada canto do apê

- Móveis: as peças robustas e gastas pelo tempo são fundamentais para este estilo de decoração. Em apartamentos pequenos ou grandes, procure trabalhar com móveis de madeira ou fibra sintética. As antiguidades também ganham espaço neste contexto, podendo ser usadas na forma tradicional ou com uma restauração que não perca o charme dos traços. As camas são mais estreitas do que as convencionais e os móveis estofados podem ganhar estampas. A madeira e o ferro são os materiais mais recorrentes na mobília.

360664 Decoração rústica para apartamento 2 Decoração rústica para apartamentoRevestimento rústico na sala.

- Revestimento: a madeira de demolição é um material muito usado para revestir o espaço vertical, tal como os tijolinhos. Como não dá para fazer grandes mudanças estruturais no apartamento, o rústico acaba sendo trabalhado de uma maneira bem sutil quando se trata de revestir.

- Acessórios: para contrastar com o efeito rústico, é bem interessante usar objetos decorativos em cores vivas. As peças artesanais também são bem-vindas na decoração e reforçam a proposta de bem estar em cada ambiente decorado. O bambu é um material recorrente quando se trata de acessórios, tal como os têxteis fluídos e brancos que vestem as janelas.

- Cores: para valorizar a atmosfera rústica, use as cores terrosas, marrom, branco-sujo e bege. Para reforçar um contraste equilibrado, trabalhe com as cores vivas que conseguem deixar a decoração mais alegre e moderna.

- Paisagismo: as plantas inovam o visual do apartamento, principalmente quando elas são cultivadas na varanda. Use os elementos paisagistas em vasos ou mesmo na estrutura do jardim vertical, que transforma o espaço em um lugar mais acolhedor. Verifique se as plantas escolhidas para decorar se adéquam as condições de luz, ventilação e umidade.

360664 Decoração rústica para apartamento 1 Decoração rústica para apartamentoApartamento rústico.

Aproveite as dicas e leve o estilo rústico para dentro do seu apartamento.