Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração provençal – ideias, fotos

Decoração provençal – ideias, fotos

Por Isah
Quarto de casal no estilo provençal

O estilo provençal se apresenta como uma forma delicada e nostálgica de fazer a decoração da casa. A proposta traz à tona o saudoso clima da Provença, uma belíssima região localizada na França. O resgate das tendências de séculos atrás adiciona um efeito romântico na aparência de cada ambiente residencial.

Tanto as áreas sociais como os espaços de intimidade podem ser decorados com o estilo provençal. A retomada de alguns elementos é fundamental para destacar a proposta, como é o caso do trabalho com as cores pastéis e o uso de móveis com traços clássicos. A parceria entre azul e branco também é um fator recorrente na decoração provençal.

Hoje, o estilo provençal ganhou características modernas e passou a trabalhar com novas cores suaves, como é o caso do lilás e do rosa. Os elementos influenciam tanto na decoração dos ambientes residenciais como também nas festas de casamento.

Origem do estilo provençal

Inspirado no Sul da França, o estilo revela o romantismo e as belíssimas paisagens da Provença. As casas, durante o século XVIII, apresentavam um visual leve no que diz respeito às cores, mas sobrecarregado com relação à estamparia. Foi nesta época que a principal estampa da decoração provençal se originou e ganhou o nome de Toile de Jouy.

O Toile de Jouy é uma opção rebuscada para decorar a casa e antigamente costumava marcar presença nos cômodos através do papel de parede. A estampa é ilustrada com paisagens campestres da Provença e pode compor não só o espaço vertical, como também as peças de louças.

Ideias de decoração provençal para casa

– Cores: os tons pastéis são constantes e reforçam a suavidade que caracteriza o estilo. O romantismo do azul claro, do rosa e da lavanda é mesclado ao branco, criando uma atmosfera perfeita para repouso.

Móveis brancos e com traços antigos

– Móveis: as peças que compõem o mobiliário possuem traços rebuscados, mas preservam a pureza da cor branca. Normalmente são caracterizados pelas formas arredondadas e, em alguns casos, o acabamento com palha. Para reforçar o clima romântico e nostálgico, móveis antigos como a penteadeira e a cadeira Luis XV são retomados.

– Têxteis: os tecidos que caracterizam o clima provençal são fluídos, confortáveis e acima de tudo sofisticados. O uso dos têxteis na decoração pode invocar as principais estampas do estilo, como o Toile de Jouy e o floral.

– Objetos decorativos: os objetos de ferro patinado são marcantes no estilo provençal e podem inovar a decoração pendente, como é o caso do lustre. As luminárias brancas, latas de alumínio com flores delicadas, almofadas com estampas típicas, caixas de madeira em tom claro, espelhos com molduras rebuscadas, bandejas e jogo de chá elegante são alguns dos objetos decorativos que se destacam.

Fotos de decoração provençal

Recomendado para você
Bem Estar

Roupas da moda 2018, tendências

Bem Estar

Como montar cestas de café da manhã passo a passo

Bem Estar

Sinais que indicam traição

Beleza

Implante capilar como funciona, preços e onde fazer

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *