Menu

Decoração

Atualizado em 23 de janeiro de 2012, às 18:50
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração para sala de estudos – dicas, fotos

Conheça ideias para montar uma sala de estudos apropriada em casa e melhorar a concentração.
379346 Decoração para sala de estudos dicas fotos 4 Decoração para sala de estudos   dicas, fotosUm ambiente aconchegante e básico para estudar

A sala de estudos é um ambiente reservado para ampliar os conhecimentos e desenvolver tarefas que envolvem concentração. Ela pode ser definida como um cômodo da casa ou mesmo fazer parte de uma instituição de ensino. A proposta para decorar depende do perfil assumido pela sala de estudos.

As pessoas costumam manter em casa um lugar para estudar e fazer trabalhos escolares, sendo ele normalmente um canto do quarto ou do home-office. No entanto, é possível montar uma área exclusiva para “enfiar a cabeça nos livros” e focar no aprendizado.

O ambiente para estudos se revela interessante para os jovens que estão se preparando para enfrentar o vestibular ou mesmo para aqueles que estão cursando o nível superior. É comum os professores aderirem à sala de estudos em casa e preparar as aulas com maior tranquilidade. Quem está determinado a passar em um concurso também pode criar em casa um ambiente exclusivo para estudar.

Dicas para decorar a sala de estudo

- Aproveitamento do espaço: reconheça a delimitação da área para distribuir os móveis e evite sobrecarregar de peças os ambientes pequenos. Desta forma, em um ambiente pequeno é recomendado trabalhar com a mobília básica na decoração, sem interferir no clima arejado. No espaço marcado pela amplitude, é possível ousar com cores, estampas e objetos.

379346 Decoração para sala de estudos dicas fotos 2 Decoração para sala de estudos   dicas, fotosUse móveis básicos e considere a possibilidade de acomodações para estudar em grupo

 

- Móveis: caso a meta seja montar uma sala simples, então invista numa mesa de trabalho, cadeira com regulagem de altura e estante para livros. Aproveite o espaço vertical para instalar prateleiras ou cubos vazados. Numa área pequena, os móveis embutidos conseguem aproveitar melhor o espaço.

A sala de estudo pode defender uma proposta de aprendizagem através da decoração, possuindo mesas e cadeiras para acomodar grupos de estudantes. A ideia é bem interessante e consegue distinguir a sala de estudos de um home-office tradicional.

- Estilo: depende muito do principal frequentador do ambiente. A sala pode apresentar um visual descontraído, com muitas cores, mapas e lousas. Outra opção é um espaço marcado pela sobriedade, que atenda ao caráter funcional, mas encontre o compasso da concentração pelo estilo minimalista.

- Iluminação: como se trata de uma área exclusiva para estudar, é importante que o ambiente tenha uma luz difusa e outra luz focada na mesa principal. O estudante precisa de conforto visual para acessar o notebook, fazer leituras e elaborar resumos.

- Acessórios: não são essenciais na decoração, mas ajudam a acrescentar um toque de personalidade. Um globo terrestre, mapas distribuídos nas paredes, calculadoras, porta-lápis e mural de fotos aparecem como boas opções. No entanto, procure tomar cuidado os itens que comprometem a concentração.

- Cores: evite usar tons vibrantes para decorar as paredes, como é o caso do vermelho, isso pode deixar a pessoa estressada. Tenha cuidado também ao trabalhar com o excesso de cores frias, como o azul, que aumenta a sensação de sono e atrapalha a criatividade.

Segundo o feng shui, o trabalho com as cores escuras no ambiente de estudos deve ser evitado, caso contrário a energia fica comprometida. Diante de todas as possibilidades do círculo cromático, o amarelo se destaca como a melhor cor para ativar a mente e concentração.

Fotos de salas de estudos

Use as dicas para montar uma sala de estudos que atenda as suas necessidades.