Menu

Decoração

Atualizado em 22 de dezembro de 2011, às 23:40 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração para quarto pequeno – dicas

Descubra o que fazer para aproveitar o espaço do quarto pequeno e não cometer pecados na decoração.
361452 Decoração para quarto pequeno – dicas 1 Decoração para quarto pequeno   dicasMóveis compactos decoram um quarto pequeno

Inúmeras dúvidas surgem em mente na hora de decorar um espaço pequeno, afinal, é necessário aproveitar o ambiente da melhor maneira possível e eliminar aquilo que não possui utilidade. Quanto menor as medidas de um cômodo, mais inteligente precisa ser a decoração, então tome cuidado com a escolha dos elementos que farão parte do projeto.

Em quartos pequenos, o espaço acaba se tornando precioso e deve ser valorizado ao máximo com os truques de decoração. Reconhecer as limitações do ambiente é um aspecto muito importante para determinar os melhores móveis, revestimentos e acessórios. A busca por equilíbrio no cômodo de intimidade é apenas o primeiro passo para acertar na hora de decorar.

Dicas para decorar o quarto pequeno

361452 Decoração para quarto pequeno – dicas 2 Decoração para quarto pequeno   dicasEspaço vertical e horizontal bem aproveitados.

1. Aproveitamento do espaço: otimizar o ambiente pequeno é um ponto fundamental na decoração. Assim, procure se apropriar das cores neutras para causar uma sensação de amplitude, como é o caso da pintura branca nas paredes. Outro artifício capaz de aumentar o espaço é fixar um espelho no espaço vertical.

2. Móveis: prefira uma mobília compacta e, se possível, multifuncional. Por exemplo, um quarto pequeno onde vivem duas crianças pode ser decorado com um beliche e um pequeno roupeiro. Não é preciso um móvel exclusivo para armazenar brinquedos, basta usar prateleiras ou cubos que sirvam de suporte e aproveitem o espaço das paredes.

No caso do quarto de casa, reconheça a delimitação do cômodo e não escolha uma cama de casal muito grande. Redobre a atenção quanto à disposição dos móveis, afinal, eles não podem comprometer a circulação das pessoas. Acrescente um guarda-roupa para garantir a organização do quarto e elimine a mobília desnecessária, como é o caso do criado mudo.

3. Cores e estampas: evite o uso de estampas com padronagens pequenas, isso porque elas sobrecarregam e sufocam o ambiente. O colorido deve ser trabalhado no ambiente através dos pequenos detalhes, sendo reforçado pela cor branca em contraste. Evite a predominância de tons escuros porque eles deixam o espaço com a impressão de ser menor ainda.

4. Revestimento: escolha um material claro, suave e simples para revestir as paredes e o chão.

5. Iluminação: além de investir num foco de luz central no teto para iluminar todo o cômodo, aproveite a claridade natural que entra por meio da janela. O controle de luz pode ser feito por uma cortina leve, clara e fluída.

6. Acessórios: objetos decorativos transparentes contribuem com quartos pequenos e deixam a decoração mais moderna. Em alguns casos o acessório consegue substituir o móvel, como o suporte de TV que aproveita a parede e economiza o espaço horizontal.

Aproveite as dicas e amplie o quarto pequeno se apropriando de alguns truques básicos de decoração.

361452 Decoração para quarto pequeno – dicas Decoração para quarto pequeno   dicasO beliche aproveita o espaço do quarto pequeno

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.