Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração > Decoração Para Consultório De Psicologia

Decoração Para Consultório De Psicologia

Por Isah

A decoração para consultório de psicologia deve ser feita de acordo com a sua necessidade. O consultório de psicologia tem como finalidade receber pacientes para tratamentos psicológicos, por isso é importante que seu visual seja confortável e agradável. Caso o terapeuta não saiba como decorar a sua clínica, ele pode contratar um profissional especializado e elaborar um projeto compatível com o seu orçamento.

Um consultório de psicologia bem decorado faz a diferença (Foto: Divulgação)

A decoração faz a diferença

Ter um consultório decorado faz a diferença na qualidade do atendimento, afinal, o paciente precisa se sentir confortável e acolhido no espaço onde será atendido. Encontrar condições para executar o seu trabalho também é algo importante para o psicólogo, por isso toda a estrutura do consultório também é adaptada ao seu tipo de trabalho. O terapeuta especializado em psicologia infantil não pode decorar a sua clínica da mesma forma que o profissional que trabalha com psiquiatria e lida com adultos. As suas propostas de atendimento são diferentes e de certo modo a decoração também acaba recebendo influências.

A decoração da recepção é muito importante para que os pacientes se sintam bem já na chegada (Foto: Divulgação)

Decoração da recepção

Cada detalhe precisa ser levado em conta na hora de planejar a decoração para consultório de psicologia. A área destinada para recepção precisa ser confortável, tranquila e sem exageros. O paciente precisa contar com cadeiras bem estofadas para esperar o atendimento e algumas revistas também podem contribuir com o seu entretenimento. Para tornar o ambiente mais agradável, aposte em plantas, tapetes e cortinas. A sala de recepção do consultório precisa ser bonita e ter uma decoração sob medida levando em conta móveis, revestimento e acessórios decorativos. Nada de decorar as paredes da sala com cores fortes ou vibrantes, isso pode perturbar o paciente e cansá-lo, ainda mais se tratando de uma clínica de psicologia.

A sala de atendimento é muito importante por isso deve ter uma decoração especial (Foto: Divulgação)

Decoração da sala de atendimento

A área destinada ao atendimento precisa se enquadrar aos padrões do terapeuta, ou seja, com uma estrutura apropriada para fazer diagnósticos e trabalhar em cima de diversos tipos de tratamento. As paredes devem ser pintadas de uma cor bem clarinha ou neutra, de modo que seja capaz de transmitir tranquilidade ao paciente. A decoração com objetos precisa ser moderada, sem muitos elementos para não prejudicar o espaço onde são tratados os distúrbios psicológicos. Uma poltrona para o terapeuta e um divã para o paciente são fundamentais para que as consultas aconteçam adequadamente e tenham os resultados esperados.

A familiarização do ambiente faz com que o profissional e o paciente se sintam bem durante a consulta (Foto: Divulgação)

Ter um ambiente familiarizado é muito importante

Há muitas outras dicas sobre como decorar consultório de psicologia, mas alguns pontos também dependem do gosto do profissional que atuará no ambiente decorado. Ele precisa se sentir familiarizado, a vontade com os móveis. Uma iluminação agradável para conversar com o paciente e propor tratamentos também é quesito importante.

Existem alguns elementos que são fundamentais na decoração de ambientes profissionais (Foto: Divulgação)

Elementos importantes na decoração

Talvez um dos elementos mais importantes na decoração de um consultório é o divã, local onde o paciente repousa para passar por uma avaliação e desfruta de todo conforto para expor seus problemas na análise. O divã é estofado, macio e aconchegante, tudo isso para deixar a pessoa mais a vontade. Caso o psicólogo atenda crianças, ele precisa de uma área adaptada para tal, incluindo recursos lúdicos para se comunicar com os pequenos.

Compacto ou espaçoso, o consultório necessita de todos os elementos básicos para atendimento psicológico. Caso o terapeuta esteja disposto a investir, pode completar a sua decoração com móveis planejados e tornar o ambiente mais organizado do que nunca. Uma estante sob medida, cadeiras com base cromada e luminária ajudam a personalizar a sala de forma moderna. Um cantinho agradável para o bate-papo entre psicólogo e paciente também é fundamental.

Aproveite as dicas de decoração para consultório de psicologia e tenha boas ideias.

Recomendado para você
Decoração

Cortinas Para Quarto de Bebê, Fotos, Modelos

Decoração

Como Organizar um Casamento Simples e Barato

Bem Estar

Jardim de Inverno: 50 fotos incríveis para fazer em casa!!

Decoração

Vidros Temperados Blindex

Comentários
  1. Midori Decco disse:

    Nem sempre o divã será tão indispensável assim. Apenas um tipo de abordagem costuma fazer uso dele. Eu, por exemplo, prefiro poltronas viradas uma de frente para a outra. Fica a dica!

  2. Ines Correa disse:

    Por favor, gostaria de saber onde comprar um divâ como este da fotografia, em que loja, aqui em São Paulo. Voces podem me ajudar\? Aguardo resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *