Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração minimalista: dicas, truques, segredos

Decoração minimalista: dicas, truques, segredos

Por Isah
Quarto de casal minimalista

A decoração minimalista parte da ideia de que ‘menos é mais’, transformando o visual dos ambientes sem perder a simplicidade. Esta proposta de decoração combina com os elementos contemporâneos e elimina qualquer tipo de exagero que possa influenciar na estética de um espaço.

O minimalismo na decoração revela ambientes mais organizados, limpos e arejados. O estilo que surgiu nos Estados Unidos durante a década de 60 demonstra que a elegância pode residir naquilo considerado mais simples e livre de rebuscamento. A decoração que se desenvolve baseada em um projeto minimalista sabe como aproveitar o espaço e trabalha com uma quantidade reduzida de móveis. No Brasil, o design de interiores só se apropriou das características do minimalismo a partir dos anos 80.

Quando se fala de design minimalista, há uma série de opiniões que se alternam em aprovar ou criticar o estilo. As características incorporadas na decoração costumam trazer bons resultados, inovando a aparência dos principais cômodos da casa, como quarto, sala, cozinha, banheiro, home-office e hall de entrada. Até mesmo os ambientes empresariais sabem como aproveitar o minimalismo para decorar.

Efeitos do minimalismo na decoração

Minimalismo na decoração da sala

• Estética

Uma das características mais marcantes do estilo é o número reduzido de móveis e acessórios. Desta forma, qualquer área decorada a partir de uma proposta minimalista passa a exibir um visual mais clean. As cores neutras costumam marcar presença na decoração e estabelecem um diálogo perfeito com os traços retos e definidos do design.

A composição minimalista aposta frequentemente nas cores preto e branco, defendendo desta forma o efeito monocromático. Há poucos materiais na decoração, além do que a mobília facilita a organização e oculta os excessos. Não há estampas, as superfícies são limpas e os móveis principais do cômodo aparecem em destaque. O trabalho com cores frias e quentes pode ser feito, mas sempre em pequenas quantidades.

•Funcionalidade

A cozinha minimalista é simples, orgnizada e ampla

Ao incorporar uma quantidade reduzida de móveis e complementos, fica mais fácil deixar o ambiente organizado e moderno. A simplificação valoriza apenas aquilo que é necessário, o que acaba reduzindo os gastos na hora de comprar os elementos para decorar.

Em ambientes minimalistas, os moradores podem circular com mais tranquilidade e contar com mais espaço para a passagem. Tudo aquilo que for desprovido de uma função é tirado de cena, mudanças que visam sempre à finalidade de combater os excessos. Com poucos móveis e predomínio da cor branca, o minimalismo na decoração favorece a amplitude. Desta forma, um cômodo pequeno parece maior do que realmente é. O tom neutro e claro favorece a luz do ambiente, otimizando a iluminação. Ao trabalhar com uma lâmpada fria no centro do teto, pode-se ganhar ainda mais espaço.

Depois de conhecer os segredos do minimalismo, explore a estética e funcionalidade do estilo na decoração.

Recomendado para você
Beleza

Limpeza de pele: importância, benefícios

Bem Estar

Sinais que indicam que o homem está apaixonado

Bem Estar

Receita de molho tártaro passo a passo

Bem Estar

Cerimonial da festa de 15 anos: como fazer

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *