Menu

Decoração

Atualizado em 12 de dezembro de 2011, às 16:04
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração interna com pedras naturais

Além de atuar na decoração externa, as pedras naturais também são capazes de transformar os ambientes internos.
351170 Decora%C3%A7%C3%A3o interna com pedras naturais 1 Decoração interna com pedras naturaisPedras naturais na decoração do quarto.

As pedras naturais são muito usadas na decoração externa, principalmente no que diz respeito a fachadas e área de lazer. No entanto, essa modalidade de revestimento também está invadindo o design de interiores com novas propostas e combinações.

Consideradas fiéis representantes do estilo rústico, as pedras naturais ajudam a decorar ambientes acolhedores e combinam com os elementos do paisagismo. O trabalho das peças para revestir é vantajoso porque assume um perfil atemporal no visual da casa, ou seja, não cai facilmente da moda e aposta na rusticidade como o aspecto mais forte na hora de decorar.

Quando as pedras naturais são usadas para revestir paredes internas, os resultados conseguem surpreender. As peças com cortes irregulares fazem sucesso nas composições e fazem belíssimos encaixes que acabam deixando o revestimento vertical com um ar artístico. Rusticidade e elegância correspondem a duas características aliadas na decoração interna com pedras naturais.

Dicas para usar pedras naturais na decoração

351170 Decora%C3%A7%C3%A3o interna com pedras naturais 2 Decoração interna com pedras naturaisAmbiente interno decorado com pedras naturais

A versatilidade é um aspecto muito claro nas pedras naturais. As peças não limitam os formatos ou as cores numa composição e buscam dar ênfase ao robusto. Há vários tipos de pedras que podem ser usadas no seu projeto, como: São Tomé, Mineira, Quartzito, Arenito e Miracema.

Antes de escolher um tipo de pedra para a decoração interna, procure conhecer quais são as principais características do produto e como ele pode ser aproveitado em cada ambiente. A maioria das pedras naturais recebe um tratamento para impedir o crescimento de materiais orgânicos e criar uma resistência ao revestir paredes.

As pedras naturais tratadas para decorar interiores são normalmente polidas e permitem um acabamento perfeito para os cômodos. Há ainda as peças Apicoadas(aspecto poroso e uniforme), Levigadas (desgastadas e ásperas) e Flameadas (aspecto rugoso). O tratamento que as pedras recebem é muito importante para definir o estilo da decoração.

351170 Decora%C3%A7%C3%A3o interna com pedras naturais 4 Decoração interna com pedras naturaisLareira revestida com pedras naturais

As canjiquinhas fazem muito sucesso na decoração interna de casas, criando um acabamento perfeito para salas, quartos, jardim de inverno, banheiro, entre outros cômodos.  As peças são basicamente filetes de Arenito ou São Tomé que fazem um encaixe perfeito para revestir as paredes. Com essa proposta, fica fácil fazer as combinações e buscar o equilíbrio do rústico com o moderno.

Cuidados

A manutenção das pedras naturais é normalmente barata, mas é importante ter cuidado para escolher peças resistentes para o revestimento interno. Já no momento da instalação, use rejunte especifico para esse tipo de material e impermeabilize as rochas.

351170 Decora%C3%A7%C3%A3o interna com pedras naturais 3 Decoração interna com pedras naturaisAs pedras naturais deixam os espaços mais aconchegantes