Menu

Decoração

Atualizado em 9 de junho de 2011, às 20:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração Em EVA Para Festa Junina

decoração em eva para festa junina Decoração Em EVA Para Festa Junina

O EVA é um material bem versátil quando se diz respeito a decoração e artesanato, por isso ele pode ser útil na hora de montar o visual da festa junina. Disponíveis a venda nas papelarias em várias cores, as placas de EVA são perfeitas para confeccionar enfeites, painéis e até mesmo lembrancinhas que explorem os elementos tipicamente juninos.

Ao longo do mês de junho e julho, muitas festas juninas devem acontecer pelo Brasil e reforçar o sentido desse evento tradicional no calendário. A comemoração tem suas origens na Europa, mas em terras brasileiras adquiriu suas próprias características devido ao perfil multicultural do Brasil. Cada região adota os seus próprios festejos para exaltar o clima caipira.

O trabalho com EVA na festa junina precisa identificar o sentido dessa ocasião, ou seja, quais são os símbolos mais utilizados para decorar e também qual a faixa etária do público que vai freqüentar a festa de São João. Normalmente as peças confeccionadas com EVA combinam com festinhas escolares de encerramento de semestre, que normalmente incorporam os elementos juninos e uma decoração lúdica nesse aspecto.

decoração em eva para festa junina 1 Decoração Em EVA Para Festa Junina

Na educação infantil é comum os professores proporem atividades com as placas de EVA. As técnicas são explicadas para que os alunos possam compreender como funciona o trabalho com o material. Quando as datas comemorativas se aproximam, as crianças já participam ativamente da confecção de peças temáticas nas aulas de educação artísticas. Os enfeites de EVA para festa junina, por exemplo, podem resultar do trabalho das crianças em sala de aula.

A decoração em EVA para festa junina é uma excelente idéia para festas escolares, principalmente quando há apresentações de danças dos alunos de 3 a 10 anos de idade. As mesas, paredes, palco e barraquinhas podem ser decorados com o EVA, sem falar do uso de enfeites pendentes que também caracterizam esse tipo de evento. Lembrando que para confeccionar qualquer peça em EVA é necessário dispor de bons moldes, tesoura e cola branca.

Como usar EVA na decoração de festa junina?

decoração em eva para festa junina 2 Decoração Em EVA Para Festa Junina

A criatividade aliada à técnica de artesanato pode ter resultados incríveis e revitalizar a decoração da festa. Partindo desse princípio, confira a seguir algumas sugestões de trabalhos com EVA para personalizar o espaço onde acontecerão os festejos de São João.

- Painel Criativo com EVA: a decoração da festa inclui esse elemento para ressaltar algumas cenas e desenhos temáticos. Com as placas de EVA em várias cores, o responsável pelo trabalho confecciona letras para escrever “FESTA JUNINA” no painel e monta uma ilustração bem divertida e colorida, com fogueira, bandeirinhas e pessoas dançando quadrilha. Em festa de São João infantil é importante que tudo tenha um sentido lúdico e alegre.

- Enfeites de Mesa com EVA: as mesas distribuídas no espaço onde acontece a festa precisam ser decoradas de acordo com a ocasião e cabe aos enfeites de EVA fazer isso. Meninos e meninas com ar inocente e trajes caipiras, espantalhos, espigas de milho e balões são algumas idéias interessantes. O enfeite depende muito do tipo de molde usado para desenhar e também o acabamento feito na peça, então não se limite a um único material, use palha, madeira e até mesmo itens de reciclagem para confeccionar o centro de mesa.

- Bandeirinhas de EVA: o papel de seda costuma ser usado para a confecção de bandeirinhas juninas, trabalhando com cores e formas. No entanto, em algumas festas o material não tem sido duradouro na decoração pela sua fragilidade, então os ornamentos acabam sendo feitos com EVA. As bandeiras confeccionadas com o material emborrachado são responsáveis por adicionar cores ao ambiente da festa, compondo uma belíssima decoração pendente junto com os balõezinhos, que também podem ser confeccionados com EVA.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.