Decoração Em Estilo Provençal

PUBLICIDADE

A procura de idéias para inovar a sua decoração? Então experimente conhecer o estilo provençal e suas características. Apesar de ter sido esquecido no tempo, algumas pessoas costumam retomar os traços desse estilo e explorar o que ele tem de mais bonito, buscando elegância e nostalgia ao compor a decoração.

O estilo provençal tem aspectos semelhantes ao romântico, em especial quando se trata do trabalho com cores suaves. Os tons pastéis e móveis brancos ajudam a caracterizar o estilo e ainda tornam os ambientes mais confortáveis, acolhedores e calmos. Direto da França para o Brasil, a decoração provençal é perfeita para quem gosta de traços antigos e ao mesmo tempo suaves.

Quando se trata de estilo provençal, busca se inspiração no sul do território francês. Tudo acaba sendo característico da Provença, desde a escolha das cores até a mobília que será adotada para decorar um determinado cômodo. Essa região da França possui uma atmosfera tranqüila, campestre, leve e com traços delicados. O estilo provence surgiu em no século XVIII, inspirado no trabalho dos artesões franceses. Até mesmo as plantações de lavandas da Provença serviram de inspiração para compor a proposta de decoração.

PUBLICIDADE

Como decorar no estilo provençal?


Há diversas maneiras de aplicar o estilo provençal na decoração, tanto integral como parcial. A escolha dos móveis e dos tons que prevalecem em cada ambiente é essencial para um bom projeto. As paisagens do estilo rural francês precisam servir de motivação para desenhar os detalhes da decoração e obter os melhores resultados.

Cada cômodo da casa precisa ser decorado de uma forma especial para destacar os elementos provençais. Tanto os móveis básicos como os acessórios precisam refletir a proposta, caso contrário a valorização do estilo pode ficar comprometida. Apesar do rebuscamento e algumas idéias que parecem nostálgicas demais, a decoração em estilo provençal se preocupa com a linguagem visual, promete inovar os ambientes residenciais com muita elegância, beleza e conforto.

PUBLICIDADE

A estampa clássica do estilo provençal se chama Toile de Jouy e retrata de maneira bem delicada as paisagens campestres da Provença durante o século XVIII. O motivo serve de inspiração para ilustrar aparelhos de jantar e outros tantos acessórios de decoração.

Confira como decorar cada cômodo da casa segundo o estilo provençal:

PUBLICIDADE

Sala de estar: um sofá com estampa florida (azul/branco), estante branca com pés torneados, uma cadeira Cadeira Luis XV, mesinha branca decorada com um arranjo de flores caracterizam uma sala provençal. Para reproduzir ainda melhor o estilo, aposte nos acessórios de ferro patinado.

Quarto: decore o quarto com um clima romântico, adotando móveis levemente arredondados na cor branca. A cama pode apresentar detalhes no desenho, o criado-mudo normalmente serve de suporte para uma luminária e o revestimento das paredes tem liberdade para valorizar estampas florais. Um espelho com moldura trabalhada e uma penteadeira ajudam a deixar o ambiente ainda mais nostálgico. Complete a decoração com uma roupa de cama florida ou com estampas miúdas (azul/branco) e uma delicada cortina para vestir a janela.

Cozinha e Sala de Jantar: valoriza os móveis brancos de madeira, com traços arredondados que reforçam a idéia de aconchego. O armário, por exemplo, pode adotar o vidro em sua estrutura para se tornar mais bonito e sofisticado. Na sala de jantar aposte num conjunto de mesa e cadeiras tipicamente provençal e também num lustre de cristais para dar um ar romântico ao ambiente.

PUBLICIDADE

Banheiro: uma banheira com desenho antigo, espelho com moldura e armário na cor branca ajudam a lembrar algumas características do estilo provençal.

Leia também:

1 comentário

  • sou amante do estilo provençal na decoração da casa.
    Amei estas informações, pois estou reformando a casa e meu desejo é uma casa toda branca, desde o piso aos móveis. Gosto de claridade. estou estudando os detalhes, procurando o que de melhor se adapta às minhas finanças. O texto e as fotos me ajudaram bastante, obrigada.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.