Menu

Decoração

Atualizado em 10 de outubro de 2012, às 13:39 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração De Varanda Para Apartamentos

decoração de varanda para apartamentos Decoração De Varanda Para ApartamentosEspaço aconchegante

A varanda de apartamento é um espaço que precisa ser compacto e aconchegante, capaz de oferecer conforto e tranqüilidade que os moradores tanto necessitam. Há várias formas de decorar esse ambiente residencial, mas antes de tudo é necessário eleger um estilo, reconhecer as dimensões disponíveis e elaborar um planejamento.

As novas tendências de arquitetura destacam as varandas mais amplas para apartamento, que acabam se transformando em verdadeiras áreas de lazer. Algumas residências ainda conservam a varandinha discreta exclusiva para relaxar, enquanto outras são mais ousadas e apostam na integração de ambientes como recurso de ampliação.

As pessoas não precisam contratar um profissional especializado para decorar a varanda, basta se informar sobre as expectativas da área e ter bom gosto para a escolha dos elementos. Basicamente a decoração valoriza o revestimento, móveis e objetos decorativos, sempre se preocupando com a harmonia de todos os elementos.

A decoração de uma varanda de apartamento necessita de uma estética viável e funcionalidade quanto à estrutura. Em espaços pequenos não dá para exagerar na quantidade de móveis ou estampas, isso costuma sobrecarregar o ambiente. Já áreas mais espaçosas, os moradores contam com maiores possibilidades de inovar e dar forma a um cômodo totalmente flexível.

Como decorar varanda de apartamento?

decoração de varanda para apartamentos 1 Decoração De Varanda Para ApartamentosVaranda rústica

Os apartamentos modernos e que reconhecem as tendências de decoração exibem varandas confortáveis, aconchegantes e receptivas. O revestimento da área pode ser beneficiado pelo paisagismo ou adotar uma pintura discreta, bem minimista. Quanto aos móveis, eles devem ser escolhidos considerando sempre as necessidades da acomodação para descansar.

Cada detalhe da varanda deve ser planejada com cuidado para não prejudicar o visual, uma peça decorativa que seja inserida sem familiaridade com o contexto pode prejudicar todo o projeto. Fique atendo a combinação de cores, traços e materiais.

Para transmitir naturalidade quanto ao visual da varanda, vale a pena apostar nos quadros vivos como acabamento das paredes. O uso de peças de madeira para revestir também costuma criar uma aparência sofisticada no lugar. O toque de aconchego fica por conta dos móveis, tais como namoradeiras, poltronas estofadas, cadeiras estofadas e sofás. Tudo é válido para criar um ambiente de descanso agradável.

decoração de varanda para apartamentos 3 Decoração De Varanda Para ApartamentosAs varandas podem ser fechadas com vidro

Os móveis de fibra sintética correspondem a uma das melhores sugestões de mobília para varanda, sendo as peças confortáveis e sofisticadas. Os sofás e poltronas de vime, por exemplo, combinam perfeitamente com a proposta de acolhimento e tranqüilidade de uma varanda, se adaptando a áreas grandes e pequenas. Para acrescentar um pouco de cor no cômodo, aposte nos acessórios, como é o caso das almofadas estampadas.

Alguns moradores ainda optam pelo fechamento das varandas com placas de vidro, tudo para tornar o ambiente aconchegante. Os móveis para varandas pequenas não podem sobrecarregar o espaço, tudo deve ser inserido na decoração de forma contida e o projeto deve adotar a simplicidade como principal elemento de elegância. Em áreas com espaço restrito é recomendado o uso da mobília básica, sem muito rebuscamento.

As idéias que estão surgindo a partir da decoração moderna são surpreendentes, afinal, conseguem transformar uma simples varanda em spas, salas de leitura e principalmente o espaço gourmet. A varanda que une outros cômodos da casa e funciona como uma espécie de área de lazer recebe o nome de gourmet, possuindo na sua estrutura churrasqueira, mesas, cadeiras, entre outros elementos.

Conheça as tendências, trabalhe em cima do seu bom gosto e seja criativo!