Menu

Decoração

Atualizado em 23 de março de 2010, às 23:30 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de Sala Educação Infantil

Decoração de Sala Educação Infantil Decoração de Sala Educação Infantil

O ambiente escolar é algo que influencia muito na vida de uma criança. Por esse motivo a decoração de sala de aula deve ser baseada sempre na educação da criança, ou seja, as cores, os itens, os objetos, tudo deve ser voltado aos pequenos. O colorido atrai muito a atenção das crianças e por esse motivo um ambiente com diversas cores diferentes é bem vindo nesses casos. A idéia é que os alunos também façam parte da decoração da sala, ou seja, que eles ajudem à decorar o ambiente junto com a professora ou ainda com o responsável por tal ação. Além de decorar, os objetos devem servir como material didático.

Você pode começar pela cor da parede. A cor deve ser suave e que agrade as crianças. Se a sala for mista, ou seja, com meninos e meninas, a idéia é uma cor unissex, como o verde ou o amarelo. O azul pode causar desconforto nas meninas e o rosa nos meninos. Escolha uma cor que agrade à todos.

A sala de aula na pré-escola é a que mais merece atenção na decoração. Você pode usar números, letras, animais e outras imagens que eles ainda estejam assimilando com o nome correspondente. Estudar o folclore e crenças da região também é algo positivo, pois eles crescem entendendo a cultura de onde moram. Com os temas e projetos definidos é só começar à decorar.

A sala pode toda baseada em um tema, escolhido pela escola ou ainda pelos membros da sala. Use e abuse de figuras e imagens que chamem a atenção de qualquer criança. Com as imagens é importante que esteja o nome, pois assim ele aprende a ler aquela determinada palavra, isso em casos de pré-escola ou ainda segundo ano do ensino fundamental (antiga primeira série).

São tantas idéias para decorar sala infantil e você pode aderir algumas para sua sala. Quanto mais novos os alunos, mais infantis devem ser as imagens nas paredes. Tente acompanhar a moda de cada época. Fique atento aos desenhos que os pequenos assistem, aos artistas que fazem sucesso, as músicas de cada época, enfim. Com esses itens você pode decorar as paredes. Coloque também calendários e relógios, pois assim eles vão aprendendo a “ler” cada um desses objetos que são importantes para o dia-a-dia. Entre no mundo das crianças e tente entender os gostos delas. Com isso você une o prazer com o aprendizado.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.