Menu

Decoração

Atualizado em 17 de janeiro de 2012, às 14:16
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de sala colonial – fotos, dicas, como fazer

Incorpore o estilo colonial na decoração para deixar os ambientes residenciais com um clima mais aconchegante.
378748 Decoração de sala colonial fotos dicas como fazer 5 Decoração de sala colonial   fotos, dicas, como fazerUma sala de estar decorada com estilo colonial.

Em busca de ideias para inovar a decoração da sala de estar? Então invista no estilo colonial. A proposta vai se apropriar de móveis antigos, objetos decorativos e tecidos com estampas clássicas. É possível usar apenas alguns traços do estilo colonial ou mesclar elementos modernos.

O estilo

A decoração colonial é perfeita para as pessoas apaixonadas por antiguidades. O estilo valoriza um acabamento mais rebuscado, relembrando os traços do Barroco. Os ambientes decorados com móveis coloniais são sofisticados, charmosos e reaproveitam os móveis que fizeram sucesso há séculos.

Os móveis antigos são capazes de enriquecer a decoração e valorizam a individualidade de um ambiente residencial. Fabricadas com madeira maciça, as peças se destacam pela rusticidade e se revelam apropriadas para mobiliar um ambiente com proposta acolhedora.

Como decorar a sala colonial?

378748 Decoração de sala colonial fotos dicas como fazer 10 Decoração de sala colonial   fotos, dicas, como fazerAposte em peças clássicas na decoração colonial.

Invista na mobília antiga, com acabamento torneado e madeira resistente. O sofá deve se apresentar no ambiente como o principal elemento da decoração, responsável por favorecer o conforto e acolhimento. O estofamento do móvel principal da sala pode apresentar estampas ou ser caracterizado pelas cores neutras, como bege, branco, creme ou marrom.

Procure aproveitar ao máximo o espaço da sala de estar na hora de fazer a decoração, buscando sempre a harmonia entre os elementos. No mobiliário básico do cômodo, além de investir num sofá clássico, defina uma estante ou cristaleira para valorizar ainda mais as características do estilo colonial.

As poltronas Luiz XV completam a decoração da sala de estar, adicionando um toque de charme e elegância. Estas peças são capazes de reforçar a sensação de nostalgia do cômodo e permitem várias combinações.

Os acessórios também são importantes na decoração colonial, como é o caso das cortinas pesadas de veludo. O tapete antigo vai marcar presença no ambiente e adicionar estampas na sala, mas o tamanho da peça depende das medidas do sofá. As cores quentes e terrosas se revelam também elementos característicos do estilo.

Relembrando as casas luxuosas da Europa, dá para usar papel de parede como revestimento. O espaço vertical pode ser decorado por quadros, principalmente as obras de arte que apresentam temas naturais. O ar colonial fica ainda mais expressivo na sala de estar com um lustre pendente decorando o teto.

Outra ideia interessante na hora de decorar é mesclar estilos, ou seja, combinar as características do colonial com o visual moderno. Por exemplo, uma poltrona Luiz XV compõe tranquilamente um ambiente contemporâneo, com um incrível toque de charme. Sem falar nos móveis que são reformados e adquirem aparência moderna com novo estofamento ou cor.

Fotos de sala colonial