Menu

Decoração

Atualizado em 13 de dezembro de 2011, às 17:48 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de quintal com madeira

A madeira pode transformar a decoração do quintal, considerando a composição de um jardim ou área de lazer.
352617 Decora%C3%A7%C3%A3o de quintal com madeira 1 Decoração de quintal com madeiraEspaço reservado para churrasco decorado com móveis de madeira

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de decorar a área externa da casa, especialmente quando o quintal precisa ser aproveitado da melhor maneira possível. Além de construir uma agradável área de lazer para passar bons momentos com a família, o espaço também pode servir para montar um belíssimo jardim ao ar livre.

O quintal deve satisfazer as necessidades e preferências dos moradores, de modo que a decoração seja otimizada para aproveitar o espaço. Alguns materiais ganham destaque na área externa da casa, como é o caso da madeira. Além de combinar com diversos elementos, a matéria-prima também assume caráter sustentável quando comparado a outros produtos, como a estrutura de alvenaria.

Usando madeira para decorar o quintal

Na hora de planejar a decoração do quintal, é necessário reforçar todas as características da madeira e aproveitá-las no espaço externo. O material é versátil, rústico, resistente, atemporal e aconchegante. Antes de explorar as vantagens do trabalho com madeira, é recomendado reconhecer se o ambiente será área de lazer ou jardim.

352617 Decora%C3%A7%C3%A3o de quintal com madeira 8 Decoração de quintal com madeiraJardim decorado com decks de madeira

- No jardim: a madeira pode se apresentar nos móveis e no revestimento. No que diz respeito à mobília, dá para aproveitar os bancos, mesas, namoradeiras e espreguiçadeiras fabricados com o material. Para entreter as crianças e dar um toque charmoso no jardim, vale apostar em um balanço de madeira.

Considerada um material de fácil combinação com os elementos paisagistas, a madeira promete melhorar a aparência do jardim. Além de trabalhar com móveis, ela também permite o revestimento com decks, deixando o chão mais bonito e sofisticado. As peças fabricadas com madeira tratada possuem um encaixe perfeito e podem ser instaladas no chão em contraste com um gramado verdinho ou pedras naturais.

352617 Decora%C3%A7%C3%A3o de quintal com madeira Decoração de quintal com madeiraDecks de madeira ao redor da piscina na área de lazer

- Na área de lazer: o projeto desse espaço deve levar em conta a proposta de diversão e descanso. Dessa forma, a madeira pode se apresentar como um dos principais materiais usados na decoração externa. Próximo da churrasqueira dá para explorar uma mobília de madeira, como bancada, mesa e banquinhos.

Caso exista uma piscina na área de lazer, vale apostar no revestimento horizontal com decks de madeira para deixar o espaço mais sofisticado e acolhedor. Para aproveitar a luz do sol e descansar numa sombra fresca, a decoração do quintal pode valorizar ainda os pergolados de madeira. A armação com eucalipto roliço na estrutura causa um efeito rústico e harmonioso com o exterior da casa.