Menu

Criança

Atualizado em 12 de maio de 2011, às 14:50 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração de quarto de bebê – como fazer?

A chegada de um bebê é o momento mais importante na vida dos pais e familiares. Todos ficam empolgados e o rebento se torna o centro das atenções mesmo ainda na barriga. Tudo o que os pais procuram fazer é preparar o mundo para a chegada do filhote. Cada mínimo detalhe é importante para a criança se sentir amada e protegida. Os gastos são muitos, mas necessários. Além de todo o enxoval, é importante ter uma reserva extra de fraldas e preparar o cantinho especial onde o bebê vai passar seus primeiros dias de vida, o quarto.

decoração quarto bebe com adesivos de parede 300x213 Decoração de quarto de bebê   como fazer?

Comece posicionando o berço longe de correntes de ar e a partir disso distribua os outros móveis. Você vai precisar, além do berço, de uma cômoda, que pode ser utilizada também como trocador, onde você vai guardar as roupinhas, nos primeiros 2 anos de vida não é necessário ter um roupeiro. Uma poltrona para amamentar ao lado do berço é uma mão na roda, principalmente para as mamadas noturnas, que serão freqüentes.

mobiliario bebe selva 300x223 Decoração de quarto de bebê   como fazer?

O melhor momento para decidir a decoração do quartinho do seu filho é lá pelo quinto mês de gravidez, quando o médico der certeza sobre o sexo do bebê. Mesmo que você pense em fazer uma decoração com cores neutras como creme, amarelo e lilás os objetos de decoração precisam obedecer ao gênero da criança. É complicado decidir um tema específico para fazer a decoração para recém-nascidos, pois não se sabe se a criança vai gostar de determinado personagem, por exemplo. O ideal é escolher um tema mais genérico como: fundo do mar, circo, selva, céu, bonecas e carrinhos.

Cuide para não usar cores muito chamativas, isso pode deixar a criança agitada e atrapalhar o soninho. O branco, ao contrário do que muitos pensam, é a cor que mais irrita os pequeninhos, pois reflete muita luz. Procure fazer um jogo de cores, com tons mais claros e mais escuros, no teto preserve o branco para não acabar com a claridade do ambiente.

quarto de bebe verde e rosa 300x199 Decoração de quarto de bebê   como fazer?

Além das tintas especiais que existem no mercado, com texturas diferenciadas, uma boa opção para tornar o cantinho do seu filho ainda mais personalizado são os adesivos e papéis de parede. São milhares de opções diferentes, você só precisa escolher o tema central. Cuide para não misturar muita coisa, começar com animaizinhos e terminar com bonecas, isso faz com que a decoração perca a identidade.

Os protetores de berço, almofadas, cortinas, pelúcias, abajures e tapetes também devem estar em harmonia com o tema escolhido e com as cores das paredes e móveis. Esta harmonia irá garantir uma sensação boa para a criança e outras pessoas que visitem o quarto. Nas prateleiras coloque apenas objetos de decoração e alguns brinquedos, não sobrecarregue o quarto de informações, isso deixa a criança muito agitada.

quartobebe2 Decoração de quarto de bebê   como fazer?

No caso de gêmeos, menino e menina, o ideal é dividir o quarto por cores e mesmo que os temas sejam diferentes tente preservar o mesmo estilo de desenhos e formas para ambos. Dividir o quarto entre azul e rosa, verde e laranja ou mesmo usar um lilás em todo o quarto já resolve o problema. Alguns temas são unisex, como: circo, selva, ursinhos, céu e fundo do mar.

Há um mito que espelhos fazem mal à criança, muito pelo contrário, você pode sim colocar um espelho no quarto do pequeninho, isso irá estimular o desenvolvimento da criança através da auto-observação. Evite a televisão no quarto, pois o barulho pode irritar o bebê, em contrapartida, um aparelho de som com músicas calmas é um anjo da guarda na hora de fazer dormir. Cuide para utilizar sempre tecidos e materiais antialérgicos.

Com estes cuidados especiais seu pequeruxo virá ao mundo sentindo o carinho você tem por ele e saberá desde pequeno que um mundinho somente dele estava o esperando cheio de amor.